sábado, 1 de agosto de 2009

O Dia de Hoje

01 de Agosto!!!

Não é só o início de mais um mês. É o aniversário de Ismenia. Uma data muito especial.

Neste ano, duplamente especial: além de completar 54 anos, encantou o público presente ontem na inauguração da Sala Palma de Ouro, no Centro de Educação e Cultura, com suas coreografias maravilhosas na releitura de O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, e que sob a direção de Anselmo Duarte trouxe para o Brasil o prêmio de melhor filme do Festival de Cannes.

Uma noite maravilhosa. Na minha fala - que Ismenia não ouviu pois estava a arrumar as últimas roupas das coreografias - tentei fazer uma ligação entre a beleza do espaço entregue na quinta-feira pela administração Geraldo Garcia e Juvenil Cirelli - o Centro de Educação e Cultura -, a magnitude da Sala Palma de Ouro - oficialmente inaugurada ontem, o que representa Ismenia nisso tudo e o que tem isso a ver com Educação.

Ismenia, a aniversariante de hoje, com 17 anos se entregava ao ofício de artista. Desde essa idade que vive em função da dança. Faz parte dos primeiros grupos de bailarinos e bailarinas que tiveram o reconhecimento formal por parte do governo brasileiro, dessa profissão. Sempre viveu da dança e sempre nos palcos. E só ela sabe o que isso representa - de realizações e de dificuldades.

Ontem entregávamos um espaço e um palco magníficos - e Ismenia lá estava com suas lindas coreografias juntamente com outros artistas da cidade fazendo a releitura do Pagador de Promessas.

O espaço onde Ismenia e os artistas de Salto se apresentaram ontem é o mesmo onde a educação procurará aprofundamentos a partir de formações, capacitações, pesquisas, simpósios, semnários e etc...

Usando Paulo Freire quis mostrar aos que lá estavam presentes que é na vida que a educação precisa beber para formar novas gerações. São nas experiências dos artistas do palco, dos artistas da vida, dos artistas do cotidiano que a educação encontrará elementos e meios para educar nossas futuras gerações. Por isso que o dia de hoje tem tudo a ver com o que respiramos em Salto nestes três últimos dias. Por isso que - como bom educador que ainda quero ser - acredito na vida e na escola que ela permanentemente é.

Por isso e tantas outras coisas que agradeço à vida pela aniversariante de hoje. Pelo que é, pelo que representa, pelo que ensina, pelo que realiza, pelo que sofre e se alegra, pelo eterno acreditar, e principalmente por me conceder o privilégio de ter-me junto a ela.

Feliz aniversário, minha querida!!!

2 comentários: