segunda-feira, 20 de junho de 2011

Encontro de Bandas Marciais

Neste domingo, Salto teve uma magnífica festa em nosso Pavilhão das Artes. O Encontro de Bandas Marciais em comemoração aos 313 anos da cidade.

Além da Banda Marcial da Estância Turística de Salto, tivemos ainda a Banda Marcial Municipal de Capivari, de Cesário Lange, Banda Marcial de Votorantim (escola estadual) e de Sorocaba (também escola estadual).

A manhã do domingo estava maravilhosa para o evento. Muitas pessoas prestigiaram as apresentações, conforme pode ser visto na foto abaixo.


As apresentações tiveram um pequeno atraso no seu início, mas nada que comprometesse o magnífico resultado. Primeiramente as bandas se acomodaram na praça, cada uma fazendo sua entrada dentro dela. Em seguida, as apresentações encantaram todos os presentes. Destaque para a Banda de Votorantim, de Cesário Lange e, claro, a de Salto que a cada apresentação fica melhor ainda. Nesse encontro eles apresentaram para a cidade o seu novo uniforme, que agradou a todos os presentes. Um evento muito bonito, que precisa ser repetido mais vezes em nossa cidade.

Banda Marcial de Salto em sua apresentação

Banda Marcial de Cesário Lange com suas coreografias
Após todas as apresentações, tivemos as falas do vereador Garotinho (PT), grande idealizador do evento, que agradeceu a todas as bandas presentes, lembrando que no mesmo dia acontecia um grande concurso de bandas marciais na cidade de Ferraz de Vasconcelos, o que impediu a vinda de outras bandas para Salto. Em seguida o prefeito Geraldo Garcia enalteceu o encontro, agradeceu a todos os presentes e falou da alegria da cidade em receber no seu aniversário um presente tão bonito.

No encerramento, todas as bandas presentes juntaram-se e entoaram o Parabéns a Você para a aniversariante: nossa querida cidade.

Momento do PARABÉNS A VOCÊ 
Apesar da beleza e do espetáculo único que presenciamos, vale a pena uma ressalva: no mesmo dia aconteceu outro evento na sequencia: o SALTO VINTAGE. Uma apresentação de bandas de rock dos anos 50, com exibições de carros antigos e customizados tomando conta de toda a praça. Também um evento bonito, gostoso e que agrega muitas pessoas da cidade e de todos os cantos do estado. Entretanto, pude constatar que os dois eventos não podem acontecer no mesmo dia, ou se for no mesmo dia, precisa ser em locais distintos.

Como a apresentação das Bandas Marciais precisa acontecer em espaços livres e bem abertos e o palco do Pavilhão das Artes foi preparado para o segundo evento (que necessita de aparelhagens, caixas acústicas e outros equipamentos), a perda de espaço do palco (que é enorme) foi muito significativa. Veja a foto abaixo feita antes das apresentações:

Observe que 2/3 do palco estão com caixas acústicas
Na foto abaixo, já postada aqui, observe como os músicos da Banda Marcial de Salto ficam espremidos debaixo do toldo ali colocado.

Músicos no toldo, balizas no chão e as caixas acústicas ocupando a maior parte do palco
Não bastasse isso, durante toda a apresentação das bandas, o pessoal do SALTO VINTAGE circulava no palco, para preparar as aparelhagens necessárias. Veja abaixo:

Fluxo de técnicos e músicos durante a apresentação da Banda
Registro essas observações para que possamos melhorar sempre. E também porque o palco do Pavilhão das Artes é imenso e muitas coisas ali podem ser feitas, desde que ele esteja livre para isso. Creio que caixas acústicas e equipamentos outros poderiam ser colocados fora do mesmo, deixando para os artistas o espaço principal e na amplitude que ele tem. E também para que não mais juntemos no mesmo dia e espaço dois eventos tão distintos como os de domingo.

A beleza dos dois eventos certamente obscureceu as falhas. Mas como sempre podemos melhorar, ficam as dicas.

Parabéns Salto pelos 313 anos!!! Parabéns administração da cidade pelos belos eventos realizados!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário