terça-feira, 14 de junho de 2011

Nota da UNDIME Sobre Ataque a Estudantes Indígenas

Da UNDIME

NOTA - Ataque a estudantes indígenas no Mato Grosso do Sul
Autor: Undime
Data: 6/6/2011


A Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação está chocada com a violência e selvageria de que foram vítimas estudantes indígenas no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, na última sexta-feira. Emboscados, quando voltavam de ônibus da escola à aldeia, trinta estudantes foram covardemente surpreendidos com um ataque de bombas caseiras e pedras. Como é de se imaginar, houve pânico e o resultado foram cinco pessoas feridas. Quatro estão internadas em hospitais de Campo Grande: três indígenas e o motorista, que teve todo o corpo queimado.

A Undime (nacional) e a seccional do Mato Grosso do Sul consternam-se com as vítimas e abraçam suas famílias, pedindo que não haja clima de revolta ou vingança e que deixem todo o trabalho de investigação para a polícia judiciária. Exigimos uma atuação imediata dos investigadores para que os criminosos sejam encontrados e apresentados à Justiça. Só com isso, a paz poderá voltar à região.

Para evitar que atos de intolerância como este voltem a acontecer contra minorias, o Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso Nacional deverá garantir em seu texto final o respeito à diversidade étnico-racial, cultural e sexual do país.

Por fim, nossas portas estão abertas para qualquer tipo de ajuda que, por ventura, possamos dar. Não só neste caso como em qualquer outro em que o constitucional direito à educação seja violado de um estudante brasileiro. Cerramos fileiras junto aos que lutam por uma educação de qualidade para todos e todas. Sem preconceito ou intolerância.

Cleuza Rodrigues Repulho - dirigente municipal de São Bernardo do Campo - SP
Presidenta da Undime

Maria Cecilia Amendola da Motta - dirigente municipal de Campo Grande - MS
Vice-presidenta da Undime
Presidenta da Undime/ MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário