sábado, 25 de junho de 2011

Hackers - O Que Dizer???

Nesta semana uma série de "ataques" a portais e sistemas do governo brasileiro aconteceram por hackers. Alguns deles até chamaram para si a responsabilidade pelos atos. Afinal o que querem esses meninos? Se for só protesto, tem tantas outras formas, não é mesmo?

Do Correio do Brasil

24/6/2011 12:01,  Por redação, com Reuters


Um grupo de hackers denominado LulzSecBrazil reivindicou a autoria de um ataque ao site da Petrobras nesta quarta-feira, depois de ter tentando invadir sem sucesso, durante a madrugada, os sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil.

Nesta tarde, o site da Petrobras saiu do ar por volta das 13h. A assessoria de comunicação da estatal não confirmou o ataque, mas admitiu que havia problemas com o site.

- Ainda estamos apurando, não sabemos a causa – disse uma assessora. O serviço voltou ao normal por volta das 16h.

Pelo twitter, o grupo LulzSecBrazil indicou que o suposto ataque seria motivado pelos preços elevados dos combustíveis no Brasil.

- Acorda Brasil! Nao queremos mais comprar combustivel a R$2.75 a R$2.98 e expotar a menos da metade do preco! ACORDA DILMA! – protestou.

O LulzSecBrazil é, aparentemente, uma versão local de um grupo no exterior chamado Lulz Security (lulzsecurity.com/).

Madrugada

Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, os hackers congestionaram o acesso em sites do governo na madrugada usando múltiplos acessos por um sistema de robôs. Entre as 0h30 e 3h as páginas do site da Presidência da República ficaram fora do ar por causa do ataque, mas entre a 0h40 e 1h40 foi o período de maior concentração dos ataques e o sistema ficou congestionado.

- Isso já ocorreu outras vezes, não chega a ser uma novidade. Mas eles não conseguiram ter acesso a nenhuma informação desses sites. Eu não conheço esse grupo de hackers - disse à Reuters o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto.

Uma fonte do governo informou que, na terça-feira, durante o dia, a presidente Dilma Rousseff foi informada de que havia um movimento estranho de acesso aos sites do governo. Segundo essa fonte, o governo estava de sobreaviso para um eventual ataque que acabou ocorrendo durante a madrugada.

O Blog do Planalto, página que mantém notícias do dia-a-dia da Presidência, não foi atacado e divulgou nota na manhã desta quarta informando sobre o ataque e que “o sistema de segurança do Serpro bloqueou toda a ação dos hackers”.

Ainda do Correio do Brasil

24/6/2011 11:50,  Por redação, com Reuters 

O site do IBGE foi alvo de hackers e ficou fora do ar nesta sexta-feira, em mais uma ação desse tipo contra sites da Internet do governo brasileiro.


A página na Internet do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aparece com o título “IBGE Hackeado – Fail Shell”. Logo abaixo, foi publicada uma imagem de um olho humano, nas cores verde, amarelo e azul da bandeira nacional e com a inscrição “Ordem e Progresso”.

A página apresenta ainda uma mensagem dizendo que este mês o governo “vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo Fail Shell”.

Segundo o texto, esses ataques são uma forma de protesto “de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor”.

Na quinta-feira, o site da Presidência, que hospeda informações que são públicas e não sigilosas, sofreu “acessos simultâneos” que tiraram o portal do ar. Segundo uma porta-voz do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a ação não foi para roubar dados.

A Presidência informou ainda que foram feitos serviços de manutenção em alguns sites do governo para deixá-los mais seguros contra acessos de hackers.

A página do Ministério dos Esportes também foi alvo dos ataques e esteve fora do ar por boa parte do dia.

O grupo de hackers denominado LulzSecBrazil afirmou no microblog Twitter na quinta que copiou dados protegidos no site do ministério, mostrando supostas diferenças entre contribuições e recebimentos de dinheiro do governo federal em Estados que serão sede dos jogos da Copa do Mundo, em 2014.

Além disso, o grupo divulgou dados pessoais da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O mesmo grupo reivindicou na quarta-feira a autoria de um ataque ao site da Petrobras, que ficou fora do ar. O grupo também tentou invadir, sem sucesso, o site da Receita Federal, segundo o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário