terça-feira, 7 de junho de 2011

Pesquisa Sobre Educação Infantil no Brasil

Algumas situações são bastante questionáveis, a começar pelo universo pesquisado.

De Campos e Bravo

Creches e pré-escolas ainda são precárias

Um raio X da Educação Infantil revela como nossas creches e pré-escolas ainda são precárias. "Vimos crianças lidando com um pedaço minúsculo de massa de modelar, já desbotada de tanto uso, e esse era o único material disponível. Encontramos também escorregadores e balanços quebrados, problemas graves de adequação do espaço, de infraestrutura..." O relato da professora Maria Malta Campos é desalentador. E essas foram apenas algumas das cenas lamentáveis que ela testemunhou ao coordenar a pesquisa Educação Infantil no Brasil: Análise Qualitativa e Quantitativa.

Lançado no fim do ano passado, o estudo é fruto de uma parceira entre a Fundação Carlos Chagas (FCC), o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Divulgados em meados de 2010, alguns dados já tinham esquentado o debate sobre a qualidade da Educação oferecida aos brasileirinhos de zero a 5 anos. Agora, com o trabalho publicado, tem-se um panorama completo. O diagnóstico: nossa Educação Infantil vem melhorando, mas ainda deixa muito a desejar.

Depois de avaliadas 147 creches e pré-escolas em seis capitais brasileiras, os pesquisadores concluíram que, numa escala de 0 a 10, a nota média dessas instituições não passa de preocupantes 3,3 e 3,4, respectivamente. Maria Malta reconhece que algumas coisas mudaram para melhor nos últimos anos. Um exemplo é a transferência da responsabilidade pela Educação Infantil das secretarias de Assistência Social para as de Educação. Mas ainda é preciso avançar bastante para chegar a um nível de qualidade minimamente aceitável.

Dos sete aspectos avaliados, o que recebeu as piores notas foi Atividades - tanto nas creches quanto nas pré-escolas. "Muitas instituições não têm livros infantis nem garantem às crianças oportunidade de participar de algo tão básico e importante quanto uma brincadeira de faz de conta", diz a pesquisadora. Segundo ela, um dos problemas é o grande número de adultos sem preparo adequado atuando nesses estabelecimentos. "A formação e a carreira dos profissionais desse setor ainda precisam, e muito, de atenção e ações efetivas por parte do poder público."

Além de radiografar a Educação Infantil, a pesquisa investigou o impacto da pré-escola no desempenho dos alunos em seus primeiros anos do Ensino Fundamental. E descobriu que as crianças que frequentaram instituições de melhor qualidade em três das seis capitais (Campo Grande, Florianópolis e Teresina) obtiveram notas médias 2,9 pontos mais altas na Provinha Brasil. "O fato de a qualidade da pré-escola influir positivamente na aprendizagem da leitura e da escrita no início do Ensino Fundamental reforça a relevância de garantir ambientes de nível adequado na Educação Infantil", sentencia o estudo.

Síntese da pesquisa sobre Educação Infantil no Brasil

Problema sério. Dos sete itens avaliados em creches e pré-escolas, apenas um recebeu nota equivalente à qualidade adequada. Veja outros resultados da pesquisa.
ITENS AVALIADOS CRECHES PRÉ-ESCOLAS
Espaço e mobiliário 3,1 3,1
Rotinas de cuidado pessoal 2,9 4,1
Falar e compreender 3,8 ---
Linguagem e raciocínio --- 3,7
Atividades 2,2 2,3
Interação 5,7 5,6
Estrutura do programa 3,2 2,5
Pais e equipe 3,6 3,6

Nível de qualidade e pontuação

INADEQUADO  BÁSICO  ADEQUADO        BOM                      EXCELENTE
de 1 a 3                de 3 a 5       de 5 a 7         de 7 a 8,5                    de 8,5 a 10

•49,4% das creches avaliadas obtiveram nota inferior a 3, correspondente ao nível de qualidade INADEQUADO.

•30,4% das pré-escolas obtiveram nota inferior a 3, correspondente ao nível de qualidade INADEQUADO.

AMOSTRA
•147 instituições pesquisadas
•6 capitais (Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e Teresina)
•229 turmas observadas

CONCLUSÕES
•Crianças que passam pela Educação Infantil têm desempenho melhor ao longo da vida escolar.
•As creches avaliadas obtiveram média 3,3, e as pré-escolas, 3,4, numa escala de 0 a 10, indicando o nível básico.
•As políticas públicas para o conjunto das instituições precisam atacar deficiências de infra-estrutura e formação.

http://revistaescola.abril.com.br/

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