sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Brasil e Finlândia - Parcerias educacionais

De Campos & Bravo

Brasil e Finlândia discutem áreas de cooperação

Os temas de interesse foram apresentados em audiência com delegação empresarial liderada pelo primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen.
Brasil e Finlândia se aproximam para definir áreas de cooperação científica e tecnológica. Em audiência, com o primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen, acompanhado de uma delegação de empresários, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, apresentou os temas de interesse para aprofundar as relações com aquele país.

No encontro, o ministro brasileiro propôs cooperação no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e em segmentos como de microeletrônica e semicondutores, energia (biomassa e energias renováveis) e nanotecnologia. "Nós temos todo o interesse de expandir e alargar os campos de atuação", disse Raupp.

Ao destacar o programa CsF, o ministro falou sobre a importância da ação para a formação de recursos humanos no País, bem como para incrementar as relações científicas, especialmente em áreas estratégicas. "Nosso governo tomou a iniciativa, em parceria com a iniciativa privada, de ofertar 101 mil bolsas, nos próximos três anos, para nós enviarmos e recebermos cientistas, estudantes, professores do mundo todo", contou.

O primeiro-ministro da Finlândia manifestou satisfação ao ouvir as explicações sobre o programa. "É exatamente aquilo que nós almejamos e acreditamos, pois temos universidades na Finlândia que têm muito interesse em se engajar nesses programas de intercâmbio científico. Gostaríamos de fortalecer esse tipo de cooperação", afirmou Katainen.

Acordos - Na avaliação do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a característica finlandesa de proximidade da ciência e tecnologia com o setor empresarial e com a sociedade traz boas perspectivas para o CsF. "Esse é justamente o objetivo principal do programa: expor os nossos talentos a um ambiente educacional e profissional onde essa relação entre a universidade e as empresas já é estabelecida".

Segundo Oliva, os contatos com a Finlândia foram feitos anteriormente e dois acordos de cooperação estão sendo finalizados. Atualmente, o CNPq está em negociação com a Universities Finland (Unifi), um consórcio de 12 universidades finlandesas, para a qual planeja lançar chamadas nacionais para estudantes de graduação.

Outra cooperação vem sendo alinhavada para a oferta de 100 vagas a estudantes brasileiros pelo Tecnnical Research Centre of Finland (VTT), especializado em desenvolvimento e inovação.

http://www.mct.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário