segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Horário de verão

Do Correio do Povo



O horário de verão deveria chegar ao fim neste domingo. No entanto, o decreto presidencialnúmero 6.558 de 2008 determina que se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fi -nal do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. Ou seja, no próximo dia 26 os relógios deverão ser atrasados em uma hora.Para aqueles que não gostam do horário de verão, é uma oportunidade de poder dormir uma horinha a mais.
 
 
O horário começou no dia 16 de outubro. Ele é adotado em 11 Estados mais o Distrito Federal. No Sul, Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia a demanda por energia elétrica chega a diminuir em 5%. O horário de verão não é aplicado no Norte e na maioria dos Estados do Nordeste em virtude da pouca economia que traria às regiões. O primeiro registro dehorário de verão no Brasil foi entre os anos de 1931 e 1932, no governo Getúlio Vargas. Na época,durou quase metade do ano. Em 1985, os brasileiros voltaram a conviver com o horário especial.
Os relatórios preliminares organizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta para uma redução, apenas na região Sul, de 593 megawatt, equivalente a 75% da carga da cidade de Curitiba (PR) em horário de ponta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário