terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mais problemas no Chile

Do Correio do Brasil


Chile
Para conter os protesto contra o alto custo de vida, o presidente chileno, Sebastián Piñera (foto) interrompeu as férias e enviou uma comissão de ministros à região

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, interrompeu nesta segunda-feira as férias para enviar uma comissão de ministros à região de Aysén, no Sul do país. Há cinco dias os moradores da região protestam contra o alto custo de vida. Piñera determinou que os ministros da Saúde, dos Transportes e da Segurança Pública e do Interior dialoguem com as autoridades locais em busca do fim dos conflitos e na tentativa de atender às demandas dos moradores.

Os manifestantes de Aysén querem a redução dos preços dos combustíveis, o reajuste do salário mínimo, garantias de segurança para os funcionários públicos do estado e melhorias no atendimento à saúde e educação

O ministro da Segurança Pública e do Interior do Chile, Rodrigo Hinzpeter, disse o objetivo é desenvolver um plano de ação que responda aos apelos dos movimentos sociais em Aysén, que reivindicam melhorias econômicas e sociais. Ele pediu que todos colaborem na busca “pelo diálogo e pelos acordos”.

Camilo Gutierrez, um dos líderes dos movimentos sociais em Aysén, reclamou da “teimosia do governo Piñera”. Segundo ele, as autoridades federais não ouvem os apelos da população de Aysén. O líder também queixou-se da repressão aos protestos.

O prefeito de Aysén, Pilar Cuevas, disse que nas últimas 24 horas houve menos incidentes na região. Mas apelou para o fim das manifestações. ”O que temos a fazer é definir uma agenda de trabalho e estabelecer o fim da violência”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário