Centro de Educação e Cultura, obra realizada pela educação e utilizada de forma significativa |
- A efetivação de um grande grupo de coordenadoras pedagógicas para garantir os resultados objetivados,
- Definido um número mínimo de coordenadoras pedagógicas de acordo com o número de turmas das escolas.
- A avaliação institucional,
- Mapeamento organizado e planejado por cada unidade escolar que aponta suas forças e fraquezas, indicando instrumentos de planejamento que busquem a melhoria constante da escola.
- A avaliação de desempenho,
- Avaliação dos profissionais de forma processual que tem como resultado o pagamento de um prêmio ao final do ano. Primeiro prêmio foi pago em 2011.
- A elaboração coletiva do PAR,
- Plano de Ações Articuladas – Instrumento do MEC para avaliar a rede e indicar possibilidades de investimentos. Neste ano já indicamos para o MEC possíveis investimentos em duas novas creches e coberturas de quadras.
- A preocupação com a ampliação e a qualidade da estrutura,
- Inúmeras construções, reformas e ampliações na rede física
- Investimentos maciços em móveis, equipamentos, brinquedos, materiais pedagógicos, laboratórios, livros, materiais tecnológicos e lúdicos, dentre outros.
- Os inúmeros concursos públicos e a ampliação do quadro da educação,
- O número de professores de 2005 para 2012 foi mais que dobrado. No primeiro ano tínhamos cerca de 200 professores. Hoje já ultrapassamos a casa dos 500.
- No geral, a rede avançou de cerca de 600 funcionários para 1100 nos dias atuais.
- As reuniões pedagógicas e administrativas,
- Periodicamente as equipes se reuniam para avaliar e projetar novas ações e investimentos
- A qualidade e cuidado com os espaços formativos,
- O CEC – Centro de Educação e Cultura – é hoje um espaço privilegiado de formação de nossos profissionais.
- A implantação do HTC – Horário de Trabalho Coletivo – inexistente antes desta administração e que tem como objetivo a formação continuada de nossos professores.
- HTC formativo no CEC, mensal, contemplando todos os professores da rede, por meio de oficinas com diferentes temas que atendiam as necessidades dos professores.
- Investimentos maciços em assessorias e capacitações para o aprofundamento de nossos profissionais.
- Os sete Congressos Municipais de Educação
- Os investimentos em tecnologia, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos,
- A maioria das escolas tem laboratório de informática.
- Todas as escolas tem lousa digital e projetores de multimídia.
- Todos os professores tem o net book para suas atividades.
- Rede wireless no CEC.
- Portal da Educação.
- Nosso sistema de ensino é informatizado. Tudo é registrado em meio eletrônico.
- Cadastramento e liberação do transporte escolar via internet.
- Ampliamos os profissionais da área a partir de contratações e terceirizações de serviços.
- A política de inclusão das crianças com deficiência,
- Implantação do CEMAEE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – que coordena todas as ações de inclusão de nossas crianças com deficiência.
- Todas as unidades escolares tem as salas de Atendimento Educacional Especializado equipadas para fortalecer os resultados pedagógicos de nossas crianças com deficiência.
- Profissionais como psicólogos, psicopedagogos e professores especialistas em inclusão.
- Profissionais auxiliares do professor nas salas com inclusão.
- Parceria com as principais entidades de pessoas com deficiência da cidade para auxiliar na formação de nossas crianças.
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