terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Realizações da educação - II -

Continuando a publicação das ações da educação


Centro de Educação e Cultura, obra realizada pela educação e utilizada de forma significativa


  1. A efetivação de um grande grupo de coordenadoras pedagógicas para garantir os resultados objetivados,
    1. Definido um número mínimo de coordenadoras pedagógicas de acordo com o número de turmas das escolas.
  2. A avaliação institucional,
    1. Mapeamento organizado e planejado por cada unidade escolar que aponta suas forças e fraquezas, indicando instrumentos de planejamento que busquem a melhoria constante da escola.
  3. A avaliação de desempenho,
    1. Avaliação dos profissionais de forma processual que tem como resultado o pagamento de um prêmio ao final do ano. Primeiro prêmio foi pago em 2011.
  4. A elaboração coletiva do PAR,
    1. Plano de Ações Articuladas – Instrumento do MEC para avaliar a rede e indicar possibilidades de investimentos. Neste ano já indicamos para o MEC possíveis investimentos em duas novas creches e coberturas de quadras.
  5. A preocupação com a ampliação e a qualidade da estrutura,
    1. Inúmeras construções, reformas e ampliações na rede física
    2. Investimentos maciços em móveis, equipamentos, brinquedos, materiais pedagógicos, laboratórios, livros, materiais tecnológicos e lúdicos, dentre outros.
  6. Os inúmeros concursos públicos e a ampliação do quadro da educação,
    1. O número de professores de 2005 para 2012 foi mais que dobrado. No primeiro ano tínhamos cerca de 200 professores. Hoje já ultrapassamos a casa dos 500.
    2. No geral, a rede avançou de cerca de 600 funcionários para 1100 nos dias atuais.
  7. As reuniões pedagógicas e administrativas,
    1. Periodicamente as equipes se reuniam para avaliar e projetar novas ações e investimentos
  8. A qualidade e cuidado com os espaços formativos,
    1. O CEC – Centro de Educação e Cultura – é hoje um espaço privilegiado de formação de nossos profissionais.
    2. A implantação do HTC – Horário de Trabalho Coletivo – inexistente antes desta administração e que tem como objetivo a formação continuada de nossos professores.
    3. HTC formativo no CEC, mensal, contemplando todos os professores da rede, por meio de oficinas com diferentes temas que atendiam as necessidades dos professores.
    4. Investimentos maciços em assessorias e capacitações para o aprofundamento de nossos profissionais.
    5. Os sete Congressos Municipais de Educação
  9. Os investimentos em tecnologia, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos,
    1. A maioria das escolas tem laboratório de informática.
    2. Todas as escolas tem lousa digital e projetores de multimídia.
    3. Todos os professores tem o net book para suas atividades.
    4. Rede wireless no CEC.
    5. Portal da Educação.
    6. Nosso sistema de ensino é informatizado. Tudo é registrado em meio eletrônico.
    7. Cadastramento e liberação do transporte escolar via internet.
    8. Ampliamos os profissionais da área a partir de contratações e terceirizações de serviços.
  10. A política de inclusão das crianças com deficiência,
    1. Implantação do CEMAEE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – que coordena todas as ações de inclusão de nossas crianças com deficiência.
    2. Todas as unidades escolares tem as salas de Atendimento Educacional Especializado equipadas para fortalecer os resultados pedagógicos de nossas crianças com deficiência.
    3. Profissionais como psicólogos, psicopedagogos e professores especialistas em inclusão.
    4. Profissionais auxiliares do professor nas salas com inclusão.
    5. Parceria com as principais entidades de pessoas com deficiência da cidade para auxiliar na formação de nossas crianças.

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