Gostaria de registrar aqui as inúmeras realizações ocorridas nos últimos sete anos a partir das ações dos ex secretários petistas. Inicio com o resumo das ações da educação apresentado para toda a imprensa de Salto na coletiva do vice-prefeito Juvenil Cirelli.
Nos últimos sete anos a educação
construiu um caminho claro e constante, objetivando o que se convencionou
chamar de educação com qualidade. Por várias vezes discutimos a amplitude da
palavra “qualidade” procurando distinguir que qualidade queríamos. Desde o
primeiro ano desta gestão a busca foi construir a vivência de princípios
fundamentais para a educação popular. Nesse sentido vale destacar:
- A consolidação do Sistema de Ensino que nos deu autonomia de gestão sobre nossa rede,
- A criação da figura do supervisor de ensino,
- A discussão e consolidação de um Regulamento da Educação que provocou uma regulação e canais participativos muito claros,
- Fim do diretor indicado
- Ampliação da equipe de gestão com diretor, assistentes e coordenadores pedagógicos
- Escolha, aprovação e avaliação da equipe de gestão pelo Conselho de Escola
- Progressão da carreira definida em lei (no salário não tínhamos autonomia)
- A estrutura organizativa da SEME, privilegiando as unidades escolares e construindo estruturas de apoios,
- A equipe de gestão das unidades escolares é subordinada diretamente ao gabinete do secretário.
- Pedagógico, Administrativo e Planejamento são departamentos de suporte da ação educativa que acontece nas escolas.
- O ensino fundamental de nove anos,
- A implantação e efetivo funcionamento dos Conselhos de Escola,
- Lei específica aprovada.
- Formação de seus membros.
- Dois encontros municipais dos Conselhos de Escola (Interconselhos)
- Publicação de material formativo para os conselheiros e membros das escolas
- A valorização dos concursados com a criação dos empregos em comissão principalmente nas equipes de gestão das unidades,
- Em 1100 funcionários, cinco eram comissionados.
- A discussão e aprovação de nosso Plano Municipal de Educação,
- Discutido com a comunidade durante três anos
- Coordenado pelo Conselho Municipal de Educação e a secretaria.
- Aprovado por assembléia das regiões e homologado em lei municipal
- Avaliado anualmente na Conferência Municipal de Educação
- As negociações permanentes a partir da Comissão de Gestão do Quadro,
- Representantes dos professores e diretores que discutiam com a secretaria seus pleitos e objetivos.
- Elaborou a proposta de alteração na lei 2.810 (Regulamento do Magistério) alterada substancialmente pela administração e pelos nossos vereadores.
- A ampliação do quadro de apoio da secretaria,
- De quatro funcionários técnicos, temos hoje cerca de 25 deles.
- As mudanças pedagógicas como a avaliação processual, o acompanhamento escolar, as assessorias pedagógicas,
- Inovamos na forma de avaliar nossos educandos. Abolimos as notas e construímos um processo de avaliação processual (permanente) que acompanha e analisa o progresso dos educandos em suas habilidades.
- Investimos no acompanhamento mais refinado dos resultados a partir de elementos estatísticos que dão a fotografia do rendimento da rede, das escolas, das turmas e dos educandos.
- Investimos na formação dos professores para o acompanhamento de turmas que necessitavam de cuidados maiores no seu desenvolvimento.
- O material didático definido coletivamente,
Professores
da rede fizeram sua construção, garantindo um currículo unificado, explorando a
história da cidade e seus pontos turísticos.
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