terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Realizações da educação - I -

Gostaria de registrar aqui as inúmeras realizações ocorridas nos últimos sete anos a partir das ações dos ex secretários petistas. Inicio com o resumo das ações da educação apresentado para toda a imprensa de Salto na coletiva do vice-prefeito Juvenil Cirelli.

 
Nos últimos sete anos a educação construiu um caminho claro e constante, objetivando o que se convencionou chamar de educação com qualidade. Por várias vezes discutimos a amplitude da palavra “qualidade” procurando distinguir que qualidade queríamos. Desde o primeiro ano desta gestão a busca foi construir a vivência de princípios fundamentais para a educação popular. Nesse sentido vale destacar:

  1. A consolidação do Sistema de Ensino que nos deu autonomia de gestão sobre nossa rede,
  2. A criação da figura do supervisor de ensino,
  3. A discussão e consolidação de um Regulamento da Educação que provocou uma regulação e canais participativos muito claros,
    1. Fim do diretor indicado
    2. Ampliação da equipe de gestão com diretor, assistentes e coordenadores pedagógicos
    3. Escolha, aprovação e avaliação da equipe de gestão pelo Conselho de Escola
    4. Progressão da carreira definida em lei (no salário não tínhamos autonomia)
  4. A estrutura organizativa da SEME, privilegiando as unidades escolares e construindo estruturas de apoios,
    1. A equipe de gestão das unidades escolares é subordinada diretamente ao gabinete do secretário.
    2. Pedagógico, Administrativo e Planejamento são departamentos de suporte da ação educativa que acontece nas escolas.
  5. O ensino fundamental de nove anos,
  6. A implantação e efetivo funcionamento dos Conselhos de Escola,
    1. Lei específica aprovada.
    2. Formação de seus membros.
    3. Dois encontros municipais dos Conselhos de Escola (Interconselhos)
    4. Publicação de material formativo para os conselheiros e membros das escolas
  7. A valorização dos concursados com a criação dos empregos em comissão principalmente nas equipes de gestão das unidades,
    1. Em 1100 funcionários, cinco eram comissionados.
  8. A discussão e aprovação de nosso Plano Municipal de Educação,
    1. Discutido com a comunidade durante três anos
    2. Coordenado pelo Conselho Municipal de Educação e a secretaria.
    3. Aprovado por assembléia das regiões e homologado em lei municipal
    4. Avaliado anualmente na Conferência Municipal de Educação
  9. As negociações permanentes a partir da Comissão de Gestão do Quadro,
    1. Representantes dos professores e diretores que discutiam com a secretaria seus pleitos e objetivos.
    2. Elaborou a proposta de alteração na lei 2.810 (Regulamento do Magistério) alterada substancialmente pela administração e pelos nossos vereadores.
  10. A ampliação do quadro de apoio da secretaria,
    1. De quatro funcionários técnicos, temos hoje cerca de 25 deles.
  11. As mudanças pedagógicas como a avaliação processual, o acompanhamento escolar, as assessorias pedagógicas,
    1. Inovamos na forma de avaliar nossos educandos. Abolimos as notas e construímos um processo de avaliação processual (permanente) que acompanha e analisa o progresso dos educandos em suas habilidades.
    2. Investimos no acompanhamento mais refinado dos resultados a partir de elementos estatísticos que dão a fotografia do rendimento da rede, das escolas, das turmas e dos educandos.
    3. Investimos na formação dos professores para o acompanhamento de turmas que necessitavam de cuidados maiores no seu desenvolvimento.
  12. O material didático definido coletivamente,
       Professores da rede fizeram sua construção, garantindo um currículo  unificado, explorando a história da cidade e seus pontos turísticos.


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