Brasília Confidencial No 358
A indústria contratou mais trabalhadores em agosto do que em julho, informa a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário realizada pelo IBGE.
Foi o oitavo mês consecutivo de aumento do emprego no setor.
“Mais importante do que o resultado positivo em agosto é a sequência de oito meses de crescimento, mantendo-se essa trajetória ascendente”, disse o técnico da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo.
Ele ressalvou, no entanto, que o emprego industrial não recuperou o patamar pré-crise. “Neste momento, está 1,8% abaixo do patamar recorde observado em setembro de 2008”, afirmou Macedo.
Em 13 dos 18 setores investigados, o número de trabalhadores contratados em agosto superou o de demitidos.
Na comparação com 2009, segundo o IBGE, o emprego industrial cresceu em todas as 14 regiões pesquisadas, sobretudo em São Paulo, na Região Nordeste, no Rio Grande do Sul, nas regiões Norte e Centro-Oeste e em Minas Gerais.
O rendimento dos trabalhadores da indústria diminuiu 2,9%, de julho para agosto, mas, na comparação com agosto de 2009, aumentou 9%.
Ainda comparativamente a agosto do ano passado, a folha de pagamento avançou em 16 dos 18 ramos investigados. Já o número de horas pagas teve crescimento superior a 6%. O aumento ocorreu em 13 dos 18 segmentos pesquisados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário