sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pelas Pesquisas, Mínimo de 11 Pontos Pró Dilma

Brasília Confidencial No 374

O Ibope confirmou ontem o que indicaram também nesta semana os institutos Datafolha, Vox Populi e Sensus: às vésperas da eleição presidencial, a candidata do PT, Dilma Rousseff, mantém vantagem superior a, pelo menos, 11 pontos percentuais sobre seu adversário, José Serra (PSDB). Ouvidos 3.010 eleitores, entre domingo e terça feira, o Ibope apurou 52% das intenções de voto para Dilma contra 39% para Serra. Considerando apenas os votos válidos, a petista tem 57% das preferências, enquanto o tucano tem 43%.

Vistas as pesquisas feitas e divulgadas nesta semana pelos quatro principais institutos do país, a vantagem de Dilma sobre Serra oscila entre 11 pontos (Datafolha e Vox Populi), 13 pontos (Ibope) e mais de 15 pontos (Sensus). Em números, a diferença em favor de Dilma estaria entre quase 15 milhões e mais de 20 milhões, considerado todo o eleitorado nacional de 135,8 milhões. Os índices de votos brancos e nulos variam entre 5% e 6% (6 milhões a 8 milhões), enquanto os de indecisos oscilam entre 4% e 8% (5 milhões a 11 milhões). As simulações dos institutos não incluem consultas sobre ausência dos eleitores.

As contas dos institutos sobre os votos válidos apontam o máximo de 58,6% (Sensus) e o mínimo de 56% (Datafolha) para Dilma. As estimativas para Serra variam entre o mínimo de 41,4% (Sensus) e o máximo de 44% dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário