sábado, 16 de outubro de 2010

Ódio Transferido

Brasília Confidencial No 362

O presidente Lula acusou ontem (quinta-feira)“uma parte da elite” de dirigir à candidata Dilma Rousseff “o ódio” que acumulou contra ele. A acusação foi feita em discurso durante comício realizado à noite na cidade paraense de Ananindeua (PA).

"Eu tenho acompanhado o tipo de acusações que fazem a essa mulher. As acusações que fazem a ela são as mesmas que uma parte da elite fazia a Ulysses Guimarães em 1974, quando ele foi candidato contra Geisel, e contra Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. (...) Faziam essas acusações a mim em 1989, em 94, em 2002, em 2006. Aí eu pensei: 'agora acabou, não sou candidato, não vão fazer mais'. Mas estão fazendo contigo o que fizeram com Getúlio, com Juscelino, com João Goulart!", bradou o presidente dirigindo-se a Dilma.

Interrompido pelo público com o canto "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula...", o presidente retomou o discurso e concluiu: "Eles estão transferindo pra você o ódio que acumularam contra mim".

Lula pediu votos para Dilma e para a governadora Ana Júlia (PT), que disputa o segundo turno com o candidato e ex-governador tucano Simão Jatene. E conclamou o público a "não trazer de volta quem a gente colocou para fora".

O presidente destacou as melhorias conquistadas pela população durante seu governo e acusou os adversários de gostarem de benesses só pra poucos. "Para eles, esse negócio de pobre viajar de avião está enchendo o aeroporto. Esse negócio de pobre comprar carro está causando engarrafamento".

SEM DIVERGÊNCIA
Em entrevista, Dilma se declarou de acordo com o Plano Amazônia Sustentável que foi concebido quando Marina Silva era ministra do Meio Ambiente e que, segundo reportagem publicada ontem pela Folha de São Paulo, o governo estaria pretendendo alterar.

“O meu programa de meio ambiente é o programa desenvolvido no governo nos últimos anos. É aquela base. É preciso avançar. Agora, eu acho que as bases do Plano Amazônia Sustentável estão absolutamente corretas. Até porque seria uma contradição comigo mesma. Eu ajudei a elaborar, ajudei a participar. Coordenei uma parte”, afirmou Dilma. E garantiu que não houve qualquer divergência entre ela e Marina a respeito do plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário