segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dilma na China

Brasília Confidencial No 448

A presidente Dilma Rousseff chega hoje a Pequim para concretizar um dos maiores acordos dos últimos 18 anos entre as duas nações. A iniciativa de fortalecer as relações com a China, em diversos níveis, teve início em 1993, pela diplomacia do Governo Itamar Franco, quando a recém criada Comunidade Européia ainda  era a principal parceira comercial do Brasil.
 
De lá para cá, o crescimento gradativo da economia chinesa, tornou-a não só a principal parceira comercial, como também a responsável pela maior parte dos investimentos estrangeiros em território brasileiro.  Somente na última década (2000-2010), as trocas comerciais entre Brasil e China aumentaram 24,5 vezes e continuam crescendo. Entre 2009 e 2010, por exemplo, houve crescimento de 52% no fluxo de exportações e importações, chegando a US$ 56 bilhões. E a balança foi favorável ao mercado brasileiro, que saiu  lucrando US$ 5 bilhões.
 
Os negociadores da comitiva brasileira, formada por ministros e por 250 empresários, afirmam que uma das expectativas é aumentar a exportação de carne para os chineses. Na semana passada, o porta-voz da  Presidência da República, Rodrigo Baena Soares, disse que o objetivo da viagem é que as conversas levem  à abertura de oportunidades em vários setores. Baena Soares citou áreas que envolvem carne de porco,  frutas e outros.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário