quinta-feira, 7 de abril de 2011

LUTO NACIONAL

Inexplicável o que aconteceu hoje pela manhã no RJ. Por mais que se procurem causas, impossível usá-las enquanto possíveis explicações. Nada justifica a crueldade premeditada do assassino das 11 crianças que estavam na escola para mais um dia de atividades, brincadeiras e relacionamentos de suas idades. Nada justifica a dor e sofrimento das famílias destes 11 pequenos. Nada justifica o que seus professores passaram e ainda passarão por conta disso. Nada justifica tamanha atrocidade.

Uma coisa só espero: que não se use a tragédia para alimentar preconceitos, discursos vazios e desculpas desnecessárias. O momento é de dor e de reflexão sobre nossa sociedade e aquilo que ela produz. Reflexão do tipo de cultura e vivência que importamos e/ou mantemos no nosso meio. Sem culpar este ou aquele grupo, esta ou aquela instituição. Se existem culpados, somos todos nós da sociedade brasileira que produziu elementos para esse desfecho trágico.


A presidenta Dilma Rousseff declarou, nesta quinta-feira (7/4), luto oficial de três dias em respeito às vítimas do ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Após participar de cerimônia com 450 mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, a presidenta manifestou interesse em ir ao velório das vítimas. Ela informou que irá conversar com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para saber mais detalhes do velório.

Durante o discurso, a presidenta voltou a mencionar o ataque a alunos de escola pública em Realengo, no Rio, e reafirmou profundo pesar.

Nota MEC – O Ministro da Educação, Fernando Haddad, divulgou nota em que afirma que hoje é um dia de luto para a educação brasileira. Haddad informou que toda a rede federal carioca está à disposição da prefeitura do Rio de Janeiro e das famílias.

Leia abaixo íntegra da nota:
O Ministério da Educação lamenta profundamente a tragédia ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. “Hoje é um dia de luto para a educação brasileira; uma tragédia sem precedentes”, afirmou o ministro Fernando Haddad, ao chegar a Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira. O ministro informou que toda a rede federal carioca está à disposição da prefeitura do Rio de Janeiro e das famílias.
Haddad suspendeu a agenda que teria à tarde na capital gaúcha e volta a Brasília, de onde coordenará, pessoalmente, a ajuda do MEC.

Ministério da Educação
Nota MJ - O Ministério da Justiça emitiu nota oficial em que oferece apoio ao governo do estado do Rio de Janeiro e solidariedade aos familiares em nome do governo federal.

Leia abaixo íntegra da nota:
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assim que soube da tragédia, entrou em contato com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e com o prefeito, Eduardo Paes.
O ministro ofereceu apoio ao governo do estado e solidariedade aos familiares em nome do governo federal. Antes de iniciar palestra no Encontro Nacional de Combate às Organizações Criminosas, em João Pessoa, na Paraíba, o ministro solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia ocorrida no bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).

Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário