sexta-feira, 22 de abril de 2011

Fala Juvenil.

Artigo de nosso vice-prefeito direto de sua página.

Violência escolar e social se combate com inteligência e integração 
 
Infelizmente o Brasil viu, estarrecido, um ex-aluno invadir a sua escola e atirar e ferir dezenas de crianças e matar 12. Ferido pela polícia, se suicidou. O caso chocou o Brasil e inúmeras discussões se faz sobre como combater a violência na escola. Torná-la um bunker (local fechado e extremamente inviolável à ataques militares)? colocar detectores de metais? Câmeras de vídeo apenas resolvem?
 
Salto, na rede municipal de ensino, tem dado largos exemplos de que violência se combate com prevenção, inteligência e integração com a sociedade.
 
Um outro passo foi dado recentemente pela secretaria da Educação, que lançou no sábado, dia 16, o programa “Integração Comunidade Escola”. Esse programa quer aproximar os professores da rede pública municipal com a realidade de seus alunos.
 
É mais um passo – dos tantos que já foram dados – pela secretaria, coordenada desde 2005 pelo nosso companheiro Wilson Caveden, o Tetéia, um ex-sindicalista que tem ajudado, com a sua equipe, a dar uma nova cara para a escola saltense. Com o novo projeto, a escola quer estar mais próxima e acessível à comunidade.
 
Nesta primeira intervenção as ações limitaram-se a atividades em pontos específicos do bairro, caminhadas, passeios ecológicos, oficinas e brincadeiras. Todas as dez unidades participaram ativamente com suas equipes de gestão e professores, numa primeira iniciativa para atingirmos objetivos maiores nessa relação com o aluno e seu meio.
 
O que queremos com esse exemplo? Mostrar que a escola pode sim ser um centro de cidadania, um local sagrado onde se transforma vida e se prepara o futuro. Com a escola bem equipada, bem estrutura e com professores habilitados e estimulados, teremos sim uma cidade melhor e mais humana.
 
Abraços
Juvenil Cirelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário