sábado, 21 de maio de 2011

Cleuza Repulho - Presidenta da UNDIME

Do Campos & Bravo

NOVA PRESIDENTE DA UNDIME ASSUME POSTO COM A PRIORIDADE DE APROVAR O PNE

A nova diretoria-executiva da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) foi eleita na última semana, e Cleuza Repulho, secretária municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP) assumiu a presidência da entidade. Em entrevista ao Todos Pela Educação, ela afirmou que a prioridade máxima de sua gestão será a aprovar, ainda neste ano, o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.

"O PNE tem de ter o sentido de política pública e, se não for aprovado em 2011, corre o risco de virar alvo de disputas políticas. No ano que vem, teremos eleições municipais e as disputas não serão pela aprovação do melhor projeto para o País, mas sim pela autoria do projeto que vai ser aprovado. E não é isso o que queremos", disse.
Veja abaixo a entrevista:

Todos Pela Educação - Quais serão suas prioridades à frente da Undime?
Cleuza Repulho - Em primeiríssimo lugar, é a aprovação, ainda neste ano, do Plano Nacional de Educação. Também vamos trabalhar fortemente pela formação dos gestores municipais e para que a nossa entidade possa congregar o maior número de municípios.

TPE - Como a Undime vai atuar pela aprovação do PNE?
Cleuza - Vamos participar de algumas audiências na Câmara, prioritariamente, das de qualidade e de financiamento, pois são dois temas que nos atingem diretamente. Depois, vamos usar da estratégia de trabalhar junto aos deputados e senadores, com as seccionais da Undime, reforçando as políticas com as quais concordamos. Também já mandamos emendas com a nossa contribuição para o plano, para que elas possam ser avaliadas pela comissão Comissão Especial do PNE na Câmara.

TPE - Por que o PNE deve ser aprovado ainda neste ano?
Cleuza - O PNE tem de ter o sentido de política pública e, se não for aprovado em 2011, corre o risco de virar alvo de disputas políticas. No ano que vem, teremos eleições municipais e as disputas não serão pela aprovação do melhor projeto para o País, mas sim pela autoria do projeto que vai ser aprovado. E não é isso o que queremos.

TPE - E na formação dos gestores?
Cleuza - O MEC Ministério da Educação tem o programa Escola de Gestores da Educação Básica, que atua com diretores, e tem também o Pradime Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, que trabalha com os secretários municipais. A proposta é que a gente possa fortalecer essa parceria, com foco nos municípios de menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e nos que ainda não fazem parte da Undime.

TPE - Qual é o papel da Undime no cenário da Educação?
Cleuza - O papel é de induzir políticas publicas por uma Educação de qualidade. A Undime Nacional tem de buscar unidade, mesmo tendo municípios tão diversos. Precisamos ter unidade, para ter força na hora da negociação. Por exemplo, temos de mostrar que o custo para o funcionamento das creches é maior que para o do Ensino Médio e, com isso, buscar o financiamento.

TPE - Na sua opinião, o gestor municipal é o que enfrenta as maiores dificuldades da Educação?
Cleuza - Sem dúvida. É ele que tem o maior número de alunos e, nos últimos anos, os processos de municipalização do ensino foram feitos sem condições para que as prefeituras pudessem assumir essa responsabilidade. Até aquele momento, os municípios contavam com pequenas redes de Educação Infantil e, de uma hora para a outra, assumiram o Ensino Fundamental. São os gestores municipais que estão mais perto da população atendida. Recebo vários pais de crianças de escolas estaduais, pois os eles acreditam que o secretário municipal é a autoridade da Educação. O nosso regime federativo é muito complexo.

http://www.todospelaeducacao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário