domingo, 29 de maio de 2011

Trabalhadores Unificam Suas Forças

Não. Aqui na terrinha ainda o espirito corporativo se mantêm. A unificação proposta são das federações internacionais, conforme a notícia abaixo.

Da CNM/CUT

Os princípios para criação de uma nova federação sindical que una trabalhadores na indústria e manufatura em todo o mundo foi a pauta da reunião conjunta dos Comitês Executivos da FITIM, ICEM e ITGLWF. Valter Sanches, da CNM/CUT, representou os metalúrgicos do Brasil no evento

A reunião conjunta dos Comitês Executivos da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (FITIM), da Federação Internacional de Química, Energia e Minas (ICEM) e da Federação Internacional dos Trabalhadores no Ramo Têxtil (ITGLWF) foi realizada nos dias 25 e 26 de maio na sede da OIT, em Genebra. No encontro, os dirigentes consideraram e adotaram uma série de propostas para trilhar a criação de uma nova federação global dos trabalhadores na indústria e da manufatura.

Membro do Comitê Executivo da FITIM, o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, foi o representante dos metalúrgicos brasileiros no encontro.

As decisões da reunião conjunta ficaram focadas em questões de governança, taxas de filiação, estruturas regionais e setoriais e direitos de voto da nova organização. “Também foi decidido que um grupo de trabalho seria estabelecido para preparar um plano de ação para a nova organização”, disse Sanches.

Se a decisão pela fusão for aprovada pelos dirigentes dos três sindicatos globais, o congresso de fundação da nova entidade acontecerá em Copenhagen, Dinamarca, entre os dias 18 e 20 de junho de 2012.

Os presidentes da FITIM, ICEM e ITGLWF expressaram o comprometimento para que a nova federação uma os trabalhadores na indústria e da manufatura como uma poderosa força global capaz de defender os direitos dos trabalhadores.

Durante o evento, o comitê executivo da Federação dos Trabalhadores no Ramo Têxtil elegeu o alemão Klaus Priegnitz, do sindicato IG Metall, para a secretaria-geral da entidade, no lugar de Patrick Itschert, que em maio, foi eleito secretário-geral da Confederação Sindical Europeia (ETUC).

Também durante o encontro, o Comitê Executivo da FITIM foi aberto com um breve relato do presidente do Sindicato Metalúrgico Japonês IMF-JC, Koichiro Nishihara, sobre a devastação que atingiu a população do Japão por conta do terremoto e tsunami, em 11 de março. Ele também fez um agradecimento pelas manifestações de apoio e solidariedade recebidos pela FITIM e suas entidades filiadas desde então.

Já o secretário-geral da FGME-UGTT, da Tunísia, Tahar Berberi, passou um relato sobre a revolução em curso em seu país e o papel fundamental desempenhado pelos sindicatos para canalizar as esperanças do povo e garantir que os resultados da revolução tragam melhorias reais na vida das pessoas.

Por fim, o Comitê Executivo deu as boas-vindas a Juan Linares, líder sindical do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros do México (SNTMMSRM), que foi libertado da prisão em 24 de fevereiro depois de passar dois anos preso de forma ilegal.

Valter Bittencourt - Imprensa CNM/CUT e FITIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário