sábado, 14 de maio de 2011

Problemas com Los Hermanos?

Brasília Confidencial No 474

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, confirmou que enviou carta à ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, solicitando o fim das retenções de mercadorias brasileiras nas alfândegas argentinas.
 
Há alguns meses, o governo argentino vem criando empecilhos na burocracia para entrada de mercadorias do Brasil. O Mdic enviará, na próxima semana, um representante para conversar com as autoridades argentinas sobre o problema.
 
Todavia, o ministro negou que a inclusão de “partes e peças” nas licenças de importação não automáticas seja uma espécie de retaliação à Argentina. “Estão usando o termo errado. Retaliação é coisa complicada de fazer, por enquanto estamos só monitorando. As medidas adotadas nas alfândegas brasileiras atingem vários países”, disse.
 
Os técnicos do Mdic lembram que países como México e Coréia do Sul também são exportadores de peças para o Brasil e terão o mesmo tratamento dado aos argentinos.
 
A inclusão desses artigos na lista daqueles com licenças de importação não automática, fará com que os produtos argentinos fiquem, até 60 dias, aguardando liberação nas alfândegas. Atualmente, 44% dos veículos comprados no exterior vêm da Argentina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário