domingo, 22 de maio de 2011

Inter Conselhos Discute Participação

Teremos uma segunda etapa do primeiro inter conselhos no dia 30 de maio e o segundo deles em 06 de agosto.

Da Prefeitura de Salto

1º Interconselhos proporciona troca de experiências
 

Com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os Conselhos de Escola do município e de outros existentes no Estado, a Prefeitura de Salto, por intermédio da Secretaria da Educação, promoveu no último dia 12 de maio, o 1º Interconselhos.

O encontro realizado no CEC – Centro de Educação e Cultura e com o tema “Mobilizar e Participar: Experiências de Conselhos de Escola”, contou com a participação do Secretário da Educação, Wilson Roberto Caveden, do Vice-prefeito, Juvenil Cirelli, de diversos vereadores e de representantes de Conselhos Escolares, bem como de educadores, pais e alunos.

Segundo o Secretário da Educação, Wilson Caveden, o Interconselhos é fundamental para se identificar as contribuições e consolidar as ações já existentes. Porém, isso só acontece com a ampla participação de toda a comunidade. “Só assim é possível que seja feita uma reflexão mais profunda do que é educação, como instrumento de transformação, e o que nós podemos contribuir para isso. É muito fácil esperar, cobrar e dizer o que está errado, mas participar e somar aquilo que precisa ser melhorado é que é o grande desafio”, afirmou. O Vice-prefeito Juvenil Cirelli concordou e também fez questão de enfatizar a importância do fortalecimento dos Conselhos, através da organização de toda a sociedade. 



Para enriquecer ainda mais os debates, a representante do CRECE - Conselho de Representantes de Conselheiros de Escola de São Paulo, Kezia Adriana de Araújo Alves, e o do CGC – Conselhos de Gestão Compartilhada de Osasco, Paulo Sérgio Marcelino, bem como a diretora do CEMUS XI de Salto, Anna Christina Carvalho de Macedo de Noronha Fávaro, também estiveram presentes no encontro e relataram suas experiências de trabalho.

Kezia contou às dificuldades que está passando com a ausência de apoio do Governo de São Paulo, enquanto Paulo e Ana demonstraram os grandes avanços no fortalecimento do Conselho, obtidos com a participação e apoio de uma grande equipe.  

Enquanto o debate acontecia, os alunos presentes se ausentaram para participarem de algumas atividades práticas, e posteriormente também compartilharam com o público, a participação deles na escola onde estudam. Os relatos demonstraram que essa participação ocorre, principalmente, através da realização de diversas atividades culturais e esportivas, bem como da presença de representantes de classe, em alguns locais.

A próxima reunião do Interconselhos já está marcada para o dia 30 de maio, às 18 horas, no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, Sala Palma de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário