quarta-feira, 27 de junho de 2012

Diário de um candidato

O título sugere uma continuidade de escritos a partir dessa minha mais recente experiência: ser candidato a vereador pelo PT em Salto. Entretanto, já justifico com antecedência: se outras formas mais interessantes e novas surgirem certamente usarei. 

Parece que agora já podemos nos chamar "candidatos", pois como mostrei aqui, os partidos das coligações que apoiam JUVENIL e JUSSARA homologaram todas elas, faltando apenas o aval da Justiça Eleitoral que, como noticiado, acontecerá na primeira semana de julho. 

Posso dizer que sou candidato, escrever sobre isso, mas.... não posso falar de meu número, não posso fazer propagandas abertas, não posso uma série de coisas ainda. Posso fazer reuniões fechadas, como nosso amigo e companheiro de chapa Cordeiro fez, pois isso não denota propaganda. 

Como pode ser visto, todo candidato vive "no fio da navalha". Os "podes" e os "não podes" são em grande número e quase sempre conflitantes. 

Mas nada mais conflitante do que a postura de parte de nossa imprensa. Hoje de manhã no carro ouvi as manchetes dos principais jornais do país: uma boa parte deles destaca o fato de que Lula, Haddad e o SBT foram multados por propaganda antecipada. E aquelas manchetes que arrasam qualquer comentário ou tentativa de entendimento. Chegando em casa e fazendo uma rápida pesquisa, pude constatar que: 1) a multa está ainda em primeira instância e pode ser derrubada (veja aqui); 2) o candidato do PSDB já foi multado, da mesma forma, por duas vezes e ninguém ou pelo menos os mais conhecidos meios de comunicação, não tocaram no assunto (veja aqui). No caso de SP parece que esses movimentos pseudo-jurídicos serão muito usados enquanto propaganda para candidatos da preferência do chamado PIG. Até porque, um detalhe: a grande maioria dessas multas são derrubadas nos processos de recursos. 

Isso tudo para dizer que "o fio da navalha" dos candidatos não é somente jurídico. Existem contextos mais amplos e as vezes perniciosos que podem comprometer mais as candidaturas. 

O importante é que o Dia D está chegando e logo mais a festa da democracia terá seu início. 

É.... isso mesmo: festa da democracia! Assim vejo uma campanha eleitoral. 

Tenho certeza que muitos não concordam comigo. A eles respondo: bom, muitas outras festas e comemorações acontecem que eu não gosto e não concordo. Nem por isso deixam de ser festa e/ou comemoração.

E festa para mim é algo muito importante e sadio. Faz as pessoas se envolverem, se comprometerem, participar, opinar e comemorar. Como uma final de Libertadores!!!

O que precisamos, e nós candidatos mais ainda, é ter claro os objetivos e os princípios dessa festa.O resultado que ela trará dependerá da somatória dos desejos de cada um e cada uma. E o projeto vencedor, ou mesmo os projetos vencedores, precisam entender que a festa da democracia tem como expectativa maior a concretização dos anseios daqueles que neles acreditaram. Portanto não é uma festa "oba-oba". É uma festa de comprometimento, de responsabilidades, mas principalmente de entusiasmo e otimismo, pois todos os que se entregam a ela confiam que sua participação poderá melhorar ainda mais os espaços que vivemos. 

Vamos a ela. Cada um com suas expectativas, com suas crenças e esperanças. E que sua primeira etapa que se encerra em 07 de outubro renove e aprofunde as esperanças e o otimismo de cada um e de cada uma. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário