segunda-feira, 9 de julho de 2012

Curtas da esplanada

Do Correio do Brasil

8/7/2012 12:47,  Por Leandro Mazzini - de Brasília

Dilma: ‘Não vou conceder mais nada’
 
O governo não vai conceder aeroportos tão cedo. No seu estilo, a presidente Dilma Rousseff passou uma descompostura nos diretores do BNDES, Anac, Infraero e Secretaria de Aviação Civil. Foi na segunda, no Planalto. Um integrante do bancão sugeriu a ela conceder terminais regionais no Amazonas. ‘Não vou conceder mais nada, com esse modelo atual (de concessão) que fizeram’, retrucou a presidente. ‘Vocês entregaram os melhores aeroportos do país para grupos que ninguém conhece’.

No chão
 
A presidente deu o recado claro que, neste ano, não entram mais nos planos a concessão de Galeão (Rio) e outros grandes aeroportos. A turma se desdobra em novo plano.

Turbulência geral
 
No gabinete presidencial, entre as cabeças baixas e um silêncio mortal, havia oficiais da FAB. Dilma está muito descontente com os grupos que levaram os aeroportos.

Só carinho
 
Gabriel Chalita, candidato do PMDB em São Paulo, ouviu esta de uma criança que falou sobre o que é ser bom prefeito: ‘precisa gostar de gente’.

BNB
 
No meio da semana, a presidente Dilma o chamou e teve um papo confidencial com Pedro Brito, ex-ministro dos Portos. Um cupim da mesa presidencial contou que ele será presidente do Banco do Nordeste. É confusão certa com Cid e Ciro Gomes, que perderam apadrinhado na direção do banco. Para piorar, Brito está brigado com a dupla.

Urna export
 
O Tribunal Superior Eleitoral vai ajudar a implantar a urna eletrônica nas próximas eleições de Timor Leste. Já passam de 15 os países interessados na tecnologia inovadora.

Pedra no trilho
 
Prometem greve para semana que vem os operários da ferrovia Transnordestina, de custo bilionário e que se arrasta por décadas. Eles reclamam o não pagamento da participação nos lucros.

Encomenda
 
Mais um jornalista assassinado. Foi Valério Luiz de Oliveira, 49, com sete tiros na frente da emissora de rádio em que trabalhava, em Goiânia.

Guerra da toga
 
No Amapá, o promotor Afonso Henrique Pereira pediu oficialmente o afastamento da procuradora-geral no estado, Ivana Lúcia Cei. A coluna vai publicar o caso.

Radiografia do poder
 
Na quinta, dia 12, o país saberá como anda a saúde de seus congressistas. Um aluno de pós-graduação da Câmara vai apresentar dissertação sobre ‘Influência da Atividade Legislativa na Saúde dos Parlamentares’.

Fogo amigo
 
Com aliado desses, Marco Maia não precisa de adversário. O deputado Domingos Dutra (PT-MA) desancou o presidente da Câmara, que não apareceu no Seminário Operação Condor, na Casa. Maia alegou problema de agenda. Foi para a Argentina.

Rede & rua
 
Do marqueteiro Marco Iten, conhecido no interior paulista: ‘As redes sociais são importantes para manter a imagem junto ao eleitorado, mas o que conquista voto é o trabalho do candidato na rua’.
 
Efeito colateral
 
Com a mania de intervenção federal nos diretórios municipais, o PT fez escola, e no PSDB: Em Uberaba, os tucanos sacrificaram a candidatura do deputado estadual Fain Sawan a pedido da executiva estadual, por acordos em outras cidades.

Apostas
 
Sobre o racha PSB com PT, pergunta de Vanuccio Pimentel, cientista político pernambucano: ‘O PSB de Eduardo Campos joga xadrez ou pôquer?’.

Somente só
 
O PT do Piauí tanto fez que conseguiu: a chapa puro sangue acabou por isolar o já isolado senador e ex-governador e atual senador Welligton Dias.

Ponto Final
 
Aviso aos ministros: não perguntem sobre os aeroportos para a presidente nas audiências.


Com Gilmar Correa e Marcos Seabra
contato@colunaesplanada.com.br
www.colunaesplanada.com.br
Twitter  @leandromazzini


Nenhum comentário:

Postar um comentário