domingo, 1 de julho de 2012

Diário de um candidato - 01 de julho

Hoje é o dia em que todos os anos somos premiados pelo nosso governo estadual com o aumento das tarifas de pedágio nas rodovias de São Paulo. Já cansamos de falar desse assunto aqui e em vários outros espaços, mas de nada adiantou por enquanto. Parece que a alternativa mesmo é de mudança naqueles que comandam nosso estado há décadas a fio.

Mas temos alguns interessantes assuntos para comentar, que saltam aos olhos lendo os jornais, que por aqui são semanais ainda. 

A primeira grande notícia que não tem maiores detalhes pois o fato aconteceu no final da sexta-feira (talvez até estrategicamente para cair no esquecimento) é a derrubada das emendas propostas à Lei de Diretrizes Orçamentárias pelos vereadores Willhes, Garotinho e Araldo. Não tenho mais detalhes, mas parece que aconteceu o mesmo de outros projetos dos mesmos vereadores, ou seja, todos os demais foram contra. Desta vez entretanto foram pegos em uma grande contradição, pois uma das emendas previa mais recursos no orçamento para o aumento dos servidores em 2013. E é sempre bom lembrar que as vozes foram uníssonas em março ao aprovarem o índice enviado pela prefeitura de que todo e qualquer projeto colocado na Câmara que fosse favorável a maiores aumentos dos servidores, eles votariam favoráveis. Na primeira oportunidade, se contradizem. Outras importantes alterações estavam previstas nas emendas, no que podemos chamar de inversão de prioridades, ou seja, aumento nos valores para as pastas voltadas ao social, a fim de que as mesmas tivessem maior poder de ação em 2013. Mas a maioria dos vereadores foram contra isso também. Acho que está muito clara a posição de cada um dos nossos nobres edis. 

Outra nota que chama a atenção é sobre a meta de geração de empregos na cidade, que não só está muito longe de ser atingida, como cai a cada mês. E ai, a clássica desculpa aparece: a culpa é da crise internacional. Evidente que a crise internacional tem sua parcela de interferência em nossa economia, e uma parcela significativa. Mas a contradição está no fato de que em termos gerais, o Brasil novamente diminuiu o desemprego nos meses passados. Pouco, mas diminuiu. Isso quer dizer que nossa cidade não está acompanhando o fluxo de desenvolvimento do país, o que nos coloca em uma posição delicada e exige reflexões mais profundas do que simplesmente colocar a culpa na crise internacional. 

E na Secretária Eletrônica (coluna bastante conhecida de todos nós), uma leitora questiona o valor da revista da Prefeitura que comentamos no diário anterior. Elogia a mesma, destaca o papel do vice-prefeito e dos secretários demitidos na execução de tudo o que ela mostra, mas faz um questionamento: quanto custou a revista? E a resposta da Prefeitura é bastante esclarecedora: "... está regularmente inserida na dotação orçamentária prevista para essa finalidade." (??!!??!!???) Isso me fez lembrar das revistas da educação que publicamos em 2011. Um dos nossos ilustres vereadores quis saber quanto foi gasto nas mesmas (que por sinal também ficaram muito bonitas). Não tivemos, na época, nenhum problema em responder, inclusive encaminhando ao mesmo as notas fiscais relativas ao pagamento. O que a prefeitura poderia ter feito também nesse caso específico. Mas parece que a estratégia agora é a de confundir e ignorar. Uma pena.

E o contrato com a SOS Animais foi renovado. $ 480.000,00 no ano. $ 40.000,00 por mês, sendo $ 5.000,00 para cuidar dos cachorros da GCM. Pois é....

Mas temos noticias boas também, claro. 

O material didático próprio da rede municipal de ensino continua a ser preparado de forma consistente pelas professoras. Estão agora ultimando os conteúdos do último bimestre para todo o ensino fundamental, nos primeiros e segundos ciclos de ensino. Trabalhando com o tema "Gênero Textual de Entrevista", o Prof Moschini foi entrevistado pela equipe, que propiciará um conteúdo bastante rico em detalhes e realidades de nossa cidade. Vale lembrar que esse material didático não é substituto do livro didático oferecido pelo MEC. Ele é complementar e procura auxiliar o professor em suas elaborações, sempre com o uso dos dois instrumentos.

Ainda comentando as boas notícias, uma que nos enche os olhos: CEMUS VI É AGRACIADO COM O PRÊMIO ESPECIAL DO MEIO AMBIENTE. Um projeto que já recebeu outros prêmios por esse mundão afora, reconhecido pela cidade. A simplicidade que se torna grande. Um biodigestor doméstico transforma lixo orgânico em adubo que alimenta uma horta suspensa existente na escola. É um projeto que se explica primeiro pela própria estrutura da escola. Pequena, com poucos espaços livres, mas cheia de vitalidade como todas as escolas da cidade. A partir da elaboração do Prof. Galvão, que idealizou o biodigestor, toda a escola passou a trabalhar para a produção do adubo. As crianças traziam de casa o lixo orgânico e junto com a produção do lixo da escola eram colocados no biodigestor para o processo de transformação. E as crianças não só traziam o lixo, mas acompanhavam e tinham explicação de todo o processo que acontecia. A horta já era um projeto existente por lá. O adubo orgânico veio trazer novas possibilidades e aumentar essa prática. Por que suspensa? Porque a escola não tem espaço livre para plantações. Então utilizaram vários "equipamentos" para as plantações: jardineiras, latas, pneus e toda a criatividade que surgia. Um mega projeto que saiu de ideias simples e possíveis de serem executadas. A secretaria na época auxiliou a escola com a compra do biodigestor (menos de 300 reais) e com as palestras do Prof. Galvão explicando os procedimentos. Depois do CEMUS VI, a secretaria providenciou a compra do biodigestor para todas as unidades que também executam o mesmo projeto, cada uma a sua maneira. Muito bom ver os resultados. Parabéns a Cléo e toda sua equipe.

E por fim, a chamada para o 8o Congresso Municipal da Educação, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de julho. Certamente uma das maiores realizações da Secretaria da Educação, ele propicia aos profissionais uma gama de discussões e temas importantes  para o dia a dia de suas atividades. Esse ano o tema é ESCOLA INTEGRAL - assunto que está em aprofundamento na rede desde 2011. Estive visitando o site de inscrições do congresso e já não existiam mais vagas para os debates na última quarta-feira, o que mostra novamente a capacidade de aglutinação de profissionais que tem o Congresso. 

E nas questões políticas, ontem tivemos o Encontro de Mulheres que apoiam Juvenil e Jussara. Cerca de 150 mulheres presentes para uma troca de experiências e preparação a campanha que vem ai. Sobre esse assunto, mais detalhes teremos em breve no site do PT (www.ptsalto.com.br) e pelas redes sociais, como vi hoje. 

É isso!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário