quinta-feira, 5 de julho de 2012

Diário de um candidato - 05 de julho

Ontem foi um dia muito especial. Tive a oportunidade de participar do VIII Congresso de Educação de Salto. Um evento que criamos em 2005 e de lá para cá tornou-se um espaço de referência nas discussões da educação na região. Neste ano, diferentemente dos outros sete, participei como ouvinte. Confesso que me bateu um sentimento de impotência. Diante de tudo o que fiz com a equipe nos sete anos anteriores, derrepente chegar e não atuar nele foi um tanto quanto estranho. 

O bom foi o carinho recebido de todas e todos que por lá estavam. Se não recupera a gana do fazer, traz a  certeza da raiz. Uma raiz que produziu muito nesses anos todos e que não morre com uma simples machadada. Os frutos que trará agora, somente o tempo dirá. Entretanto ela existe, está forte e pronta para novos frutos e colheitas. 

Muito bom rever pessoas com quem trabalhei anos a fio. Com quem aprendi e pude trocar experiências, práticas e políticas educacionais. Com quem discuti e muitas vezes fui convencido dos argumentos. Outras vezes não, mas sempre imperando o diálogo e a vontade de acertar. 

Muito bom rever pessoas que pude trazer para ampliar o grupo, ampliar as discussões e ampliar os resultados. Bom saber que poucas foram as pessoas trazidas de fora. A grande maioria saiu da própria estrutura da educação municipal. E as trazidas de fora minuciosamente escolhidas para que a identidade e os caminhos escolhidos fossem aprofundados. 

Muito bom rever pessoas que apesar da atuação distante e não tão presente no meu cotidiano, sabia que estavam lá na sala de aula, na escola, nos espaços outros de apoio. Nunca foi bom fisionomista. Tenho uma dificuldade enorme em memorizar as pessoas que passam pela minha vida (isso é muito ruim para um candidato....rs...). Sei que muitas vezes em Salto devo ter cruzado com professoras/es e outros trabalhadores da educação e não ter reconhecido. Afinal quando sai eram mais de 1.100 trabalhadores. Mas nunca deixei de saber e de confiar que o trabalho acontecia e que cada um dos 1.100 faziam ou tentavam fazer o seu melhor. 

Muito bom rever pessoas por quem briguei tanto nos últimos dois anos que lá estive (apesar de muitos ainda não acreditarem nisso). E a briga era muito clara: aumentos salariais específicos para a educação. Essa talvez tenha sido uma das poucas lutas que assumi enquanto secretário e não consegui vencer. Pelo contrário, quanto mais me atirava nela mais percebia as barreiras e as distâncias de quem detinha o poder maior, aumentarem. Mas lutei. Lembro-me perfeitamente que uma das últimas reuniões antes de ser demitido teve como pauta esse assunto, quando ouvi o não "definitivo". 

Mas o bom é que ontem estive entre as educadoras e educadores de Salto, de forma tranquila e sem nenhum receio. Lá pude testemunhar a primeira abertura dos oito congressos sem a presença do sr. prefeito municipal. Lá pude testemunhar a alegria e entrega da equipe da secretaria. Pude acompanhar a linda abertura e as três palestras que aconteceram. Destaque total a Profa. Dra. Thereza Penna Firme, que falou sobre avaliação. 83 anos de idade e 65 anos de magistério. Uma fala que não só encantou pela sua forma de ser, mas pelo seu conteúdo desafiador e atual. Uma mulher que viveu os maiores momentos da história da educação contemporânea, mostrando caminhos novos e instigantes a serem perseguidos. Uma aula de vida e de conceitos educacionais. 

Muito bom rever pessoas. Pessoas queridas e importantes que sem dúvida nenhuma transformaram minha vida de forma significativa e prazerosa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário