terça-feira, 2 de junho de 2009

Merenda Escolar

Hoje de manhã estivemos no CEMUS VIII (Jd. Nova Era) juntamente com o Prefeito Geraldo Garcia. Ele quis conhecer como se dá um intervalo escolar e como as crianças se portam frente a merenda. Comemos a merenda junto com as crianças (muitas), e como já sabia um alimento bom, saudável e apetitoso. Hoje foi servido macarrão com frango. Geraldo não só saboreou a merenda, como também pode ver que as crianças gostam do que lhes é servido.

Além disso o carinho e a vontade de querer falar com o prefeito por parte das crianças é uma coisa que contagia qualquer pessoa. Depois de muitos autógrafos (em papel, caderno, mãos....), abraços e beijos, o prefeito e a equipe conversaram um pouco com os professores daquela unidade (os que estavam em intervalo no período da manhã). Geraldo manifestou seu objetivo de mostrar mais para o servidor o que vem a ser a estrutura de decisão da prefeitura - como funciona, seus limites, dificuldades, etc... - ação que já leva a efeito nas integrações dos novos funcionários. Saimos com um indicativo da possibilidade de o prefeito participar de nossos HTCs - Horários de Trabalhos Coletivos - que acontecem semanalmente em todas as unidades.

Também, numa conversa com um grupo menor, discutiu-se as várias facetas da merenda: por que não são todas as crianças que consomem; quais alternativas possíveis no verão; como entender a merenda como complemento alimentar; como entender as diferentes culturas alimentares das famílias e perceber como isso afeta o consumo ou não da merennda. Enfim, muitas questões que suscitaram uma provável pesquisa qualitativa que a secretaria venha a fazer.

Uma manhã diferente, certamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário