sexta-feira, 5 de junho de 2009

Reunião Interessante

Ontem o dia foi muito corrido. Sequer consegui postar mensagens no blog. Mas foi muito produtivo.

À noite estive juntamente com o Juvenil, nosso vice prefeito, na comunidade do Jd. Celani II, para uma reunião onde os moradores reivindicaram basicamente duas coisas: a solução para o transporte que teve uma grande alteração recentemente e a construção de escolas no bairro.

A primeira questão é realmente muito complexa e exigirá conversas com a empresa que detêm a concessão. Juvenil prontificou-se a coordenar essa conversa a partir das maiores necessidades da região.

A segunda diz respeito a construir na região um prédio escolar para as crianças pequenas, pois estas estão pulverizadas em várias escolas e por conta do problema do transporte gera muitos transtornos para as mães. Dois encaminhamentos foram dados: o primeiro foi o compromisso de fazer-se um levantamento das crianças que estão em escolas municipais e tentar agrupá-las em duas ou três escolas para em seguida conseguir ônibus que faça o percurso nos horários escolares. O segundo, foi no sentido de avaliar o terreno público institucional que existe no bairro para verificar se comporta uma escola e de que tipo. Esse terreno é no fundo do bairro e cercado de casas. Tanto que muitos moradores já fazem uso dele por justamente estar nos fundos de várias casas. Além disso, é cortado por um córrego e tubulações de esgoto. Um estudo detalhado precisará ser feito para avaliar as possibilidades.

O mais complicado é que além desse terreno não existem terrenos institucionais nos bairros circunvizinhos. Os que existem são destinados a áreas de lazer ou mesmo áreas verdes. Infelizmente é uma região que os loteamentos foram aprovados quando pouca ou nenhuma importância se dava às áreas institucionais, onde escolas e outros aparelhos sociais podem ser construídos. Como não existia tal preocupação, os terrenos disponibilizados eram os piores dos loteamentos.

Apesar das dificuldades, a reunião encontrou possibilidades que não só agradaram os moradores, como também criaram tarefas para todos lá presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário