sexta-feira, 12 de junho de 2009

PSDB Desmascarado

Plena tarde de sexta-feira deste feriado prolongadíssimo por aqui, enquanto aguardo o término dos ensaios do Balé da Cidade de Salto, começo meu tradicional tour pelos blogs de minha preferência. E de cara deparo-me com um post do Luis Nassif onde estudo de um consultor peessedebista dá conta de que o motivo da tal CPI da Petrobrás é uma prática corrente no Brasil das grandes empresas, a ponto de a receita da união ter caído muito além da queda do PIB, como mostra o estudo em questão.

Duas reflexões:

A primeira, doméstica: está explicado um pouco o mal estar que sentia ao ver as receitas da nossa prefeitura cairem muito mais do que caia a economia como um todo. A lei brasileira propicia mecanismos para os grande empresários diminuirem suas contribuições. Ai, nós na ponta sentimos a retração maior do que ela realmente é.

A segunda é a constatação do discaramento do PSDB em provocar toda essa balburdia até internacional frente a maior de nossas empresas por um motivo que eles mesmos ajudaram a aprovar em lei. Como resume o Nassif, a questão é outra: está em jogo as discussões do pré-sal, ou seja, desestabilizando a Petrobrás com a tal CPI, deixa-se preparado o terreno para vendê-la ao capital privado e não brasileiro. Ou seja, toda a riqueza que está em solo nacional, pelo PSDB, pode ir embora para engordar ainda mais os mega empresários mundiais, que certamente lhes darão uma ajudazinha. Durma com um barulho desses.

Ah sim. Confira o brilhante artigo no blog do Nassif. Vale a pena.

Um comentário:

  1. Seria ótimo vender a Petrobrás, usar essa grana pra pagar a divida enorme do governo.

    Melhor ainda seria passar de fato a propriedade da Petrobrás aos brasileiros, dando quantias proporcionais das ações que estão em posse do governo a cada cidadão, que ficaria livre para colher os lucros da empresa ou mesmo vender sua parte se não achar que vale a pena manter.

    ResponderExcluir