segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nossa Imprensa

Final de semana, as pessoas que gostam de informação em nossa terrinha buscam pelos nossos periódicos semanais. Como quase sempre passo o final de semana em Sorocaba (por pouco tempo, acho...) vejo os jornais na segunda-feira.

A tensão entre dois dos jornais parece ter chegado ao fim nesta semana. Pelo menos só um deles insistiu em continuar falando do assunto das concessões, inclusive em editorial chamando nosso prefeito a se posicionar já que, segundo o editorial, nosso prefeito teria dito que no seu mandato acertaria todas as irregularidades. O interessante é que o editorial é do jornal que tem como um dos proprietários o que levantou a questão da ilegalidade do Estádio Municipal e iniciou toda a sequencia de fatos até agora ocorridos. Aparentemente, procura todas as semanas se justificar, colocando-se como um cidadão que usou de seus direitos. Sim e concordo. Mas acho que já deu para entender. Não precisa mais repetir.

A maior das polêmicas certamente fica por conta da queda bruta do orçamento de nossa prefeitura, anunciada na semana passada pela nossa Secretária da Fazenda, a Mara. A queda prevista pode chegar a 30 milhões de reais, o que já provoca internamente uma série de ações para contenção e um melhor planejamento dos gastos da prefeitura.

Uma decisão certamente polêmica (teremos favoráveis e contrários) foi a suspensão da Festa Italo Saltense, que já tinha uma tradição bastante forte na cidade.

Ainda no campo das polêmicas, pode-se citar a postura de nossos vereadores que parecem enfurecidos (principalmente dois deles) com tudo ou quase tudo o que acontece na cidade. A questão do aumento da tarifa de água ainda é a grande palha para se tentar criar uma fogueira. Nesse assunto, quero destacar um trecho de manifestação destacada em um de nossos jornais, de um morador da cidade: "... quero agradecer ao prefeito Geraldo Garcia sobre a conta de água, pois ele fez a coisa mais certa até hoje: quem gasta menos paga menos e quem gasta mais, paga mais. Quer dizer, cobra mais caro para quem consome mais. Nada mais justo do que fazer isso, sem prejudicar aos pobres que gastam só o mínimo." Completa dizendo que pagava $ 10,00 de água e $ 5,40 de esgoto, num total de $ 15,40. Com o aumento passou a pagar $ 17,47. E conclui dizendo: "É a água mais barata da região!".

Parece que os vereadores precisariam ouvir um pouco mais essas pessoas e contribuir nesta semana do meio ambiente para conscientizar a população da real necessidade que todos nós temos de economizar água, pois muito diferente do que todos podem até pensar, ela é um bem finito. E uma das melhores equações diante do "aumento" da água é justamente essa: economizar para pagar menos e preservar nossos mananciais.

3 comentários:

  1. tetéia, meu velho, o "acho" da dúvida do primeiro parágrafo seria uma sinalização de que vais deixar de enrolar a moça e trazê-la para morar em salto? (rss...) como se vê, são muitas e variadas as possibilidades de equações (rss....) 1 abraço

    ResponderExcluir
  2. Com certeza....acertou na mosca.....rs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/6/09 11:42

    ihihihihihihihi é???? bjins

    ResponderExcluir