terça-feira, 9 de junho de 2009

Nossas "Creches"

Hoje tivemos uma reunião pedagógica com as Assistentes de Educação Infantil I. Para quem ainda não é familiarizado com as denominações, Educação Infantil I corresponde ao primeiro momento da criança em uma unidade escolar. Dos seus quatro meses até os seus três anos - a antiga creche.

Em 2005 quando assumimos o governo, as "creches" eram geridas pelas "Coordenadoras de Creche". Não existiam professores, nem um programa pedagógico consistente. A "creche" se resumia ao cuidar. E com isso sempre foi uma referência de serviço na cidade.

Nestes últimos quatro anos implantamos uma série de mudanças. As mais significativas foram a substituição da "Coordenadora" por uma Assistente, e a efetivação de professores em todas as unidades. A Assistente, como toda a equipe de gestão de nossas unidades, tem formação especifica e exigida para disputar o cargo, apresenta projeto para o cargo e é escolhida pelo Conselho de Escola, como os demais componentes da equipe de gestão. Dessa escolha, o prefeito homologa um dos nomes apreciados pelo Conselho.

Essas e outras mudanças, provocam gradativamente uma nova forma de olhar a "creche". Cada vez mais ela se impõe como um espaço educacional que exige um cuidar mais específico por parte dos profissionais. Mas é um espaço educacional.

Na reunião de hoje muitas discussões sobre conceitos e práticas pedagógicas para aplicação no dia a dia, além dos encaminhamentos e decisões administrativas. Uma reunião bastante profunda e produtiva.

Pode parecer pouco para aqueles que me dão a honra de ler meu blog, mas esse pouco exigiu muita paciência e perseverança. Muito ainda precisa ser feito, mas ninguém mais tira essa visão de que a Educação Infantil I é um espaço educativo e de cuidados com nossos pequenos "mais pequenos".

O maior dos problemas nesse segmento é sem dúvida a grande dificuldade que temos em atender toda a demanda. Certamente não é um problema só de Salto. Outras alternativas, outros modelos, outras práticas precisam surgir para que todas as nossas crianças nessa faixa etária possam usufruir desse serviço da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário