terça-feira, 16 de junho de 2009

Salto, 311 Anos

Hoje, 16 de junho, é aniversário de nossa querida cidade. Salto comemora hoje 311 anos de existência. Com uma história rica e cheia de detalhes, Salto continua seu caminhar. Nas comemorações de hoje, alguns momentos interessantes:

O primeiro deles foi a inauguração do que foi chamado de CAMINHOS DA MEMÓRIA - uma série de destaques feitos no mais antigo cemitério da cidade, dando conta de aspectos importantes de sua história, a partir do que as pessoas lá enterradas representam. Foi criado um caminho histórico no cemitério, onde os que menos conhecem nossa história ficam sabendo muito sobre ela. O primeiro dos destaques é a figura de Dr. Barros Jr., um dos principais empresários e políticos da cidade no final do séc. XIX e início do séc X. O jargão "Pai dos Saltenses" explica um pouco para os de fora o que ele representa. Foram suas disputas no campo econômico e político com José Galvão - empresário e monarquista - que alavancaram a cidade, a ponto de ter sido Dr. Barros Jr. o que propõe e consegue a autonomia de Salto em relação à Itu já no final do séc. XIX.
Assim como Dr. Barros Jr, muitos outros destaques nos apresentam a história da cidade: os italianos, pracinhas mortos na primeira grande guerra, maestros da cidade, educadores, etc...compõe esse caminho que a partir de hoje é mais uma opção para nosso aprofundamento cultural e educacional.

O segundo momento a se destacar foi a homenagem feita aos nossos "coveiros" enquanto simbolos dos servidores municipais deste ano. Todos os anos, desde 2006, nosso prefeito homenageia servidores no aniversário da cidade. Este ano foram três trabalhadores dos cemitérios os homenageados.

O video feito desses dois momentos também é muito interessante e estará a disposição de todas as escolas da cidade para contribuir no conhecimento de nossa cultura e nossa história.

O Bulevar Prof. Paula Santos foi inaugurado. Trata-se de um belo espaço na principal rua da cidade - 9 de Julho - em frente ao prédio da prefeitura, que continua a obra feita da entrada de Indaiatuba até a Praça da Saudade. Um recuo feito em um terreno da Escola Estadual Prof. Paula Santos, propiciou o embelezamento de mais um espaço de nossa cidade.

Além desses momentos, o que pode-se perceber é que cada ano passado mais forte fica o querer bem pela nossa cidade. Em anos passados o orgulho de nossa terra era bem pequeno. Desde que o slogan "Terra de que posso me orgulhar" ostenta os objetivos das políticas públicas, a recuperação da auto estima tornou-se uma grande realização. Neste ano, apesar da simplicidade dos atos, já é possível respirar no ar um sentimento muito forte de bem querer pela nossa cidade.

Que essa data sirva realmente para continuarmos nossas conquistas cada vez maiores e mais profundas. Que orgulhemo-nos da beleza, da história, da cultura, e de todas as políticas sociais que implantamos e haveremos de implantar em nossa querida SALTO, TERRA DE QUE POSSO ME ORGULHAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário