sábado, 23 de janeiro de 2010

As Enchentes e Mortes em São Paulo

Já passam de 50 o número de mortos pelas enchentes, deslizamentos e problemas "provocados" pelas chuvas na grande São Paulo. Todos os dias as maiores tragédias que vemos na TV são: o terremoto do Haiti e as enchentes na grande São Paulo.

A pergunta que fica é: realmente a chuva é a grande culpada?

Ontem, vendo a previsão do tempo na TV observei que um dos efeitos das chuvas é uma tal "zona de convergencia" que vem do Amazonas e que provoca todo esse aguaceiro por aqui. E as tragédias acontecem na grande São Paulo. Em todo o seu caminho chove, mas desgraças poucas ficamos sabendo.

Ai a curiosidade faz a gente pesquisar. E alguns dados acabo de descobrir: a vazão do Tietê em São Paulo que deveria ser de 1000 m3/segundo está em menos de 750, porque não foi feito desassoreamento do rio. Foram projetados para a grande São Paulo cerca de 140 piscinões. Faltam ainda construir 91. Nos últimos três anos nenhum foi construido.

Então, a culpa não é só da chuva não é mesmo?

Que tal as redes de TV passarem a pautar esses assuntos, perguntando aos responsáveis sobre a falta de limpeza do rio, sobre a não construção dos piscinões, sobre a negativa em implantar projeto de conteiners na cidade para a coleta de lixo, sobre a fiscalização do uso e ocupação do solo e outras coisas mais. Com a palavra os senhores José Serra e Gilberto Kassab, a dupla PSDB/DEM.

E para não dizer que inventei tudo isso, veja aqui uma série de informações técnicas a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário