sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Nova Tentativa

E no final de 2009, uma nova tentativa do PIG em desestabilizar o governo Lula apareceu nas páginas dos jornalões. Desta vez tentaram desestabilizar a relação do governo com as forças armadas, numa clara tentativa de criar um clima de animozidade entre os mesmos e a partir dai quem sabe construir um clima para: "novos golpes???" Vá saber, não é mesmo?

Para você entender o caso, é importante primeiro se você não lê os jornalões e não assiste os jornais televisivos, saber que nos últimos dias do ano surgiu uma notícia de possíveis desentendimentos entre o ministério da defesa e seus ministérios específicos - marinha, exército e aeronáutica - com o ministério dos direitos humanos. Aliás, esse tema já rendeu muitas tentativas de rompimentos. E a notícia de que o lado que fosse depreciado no novo Programa Nacional dos Direitos Humanos, teria seus ministros demissionários. E no caso dos "das armas", um clima de "instabilidade nos quartéis" (você certamente já ouviu isso também).
E quem teria que dar a palavra final? Lula, claro. O cenário estava perfeito para quem quisesse desestabilizar, não é mesmo?

Mas, tudo isso foi rapidamente desmascarado. Existe sim uma discussão de um novo programa a partir da Conferência Nacional dos Direitos Humanos. Mas como toda conferência ela é indicativa e nada ainda foi assumido ou não pelo governo. Evidente que em uma conferência como essas, o pensamento militar é minoria. Assim como na Confecom - Conferência Nacional das Comunicações - muitas e sérias divergências existem. Entretanto, as conferências não são posições do governo. É um exercício de democracia que certos setores no país não estão acostumados ou mesmo não gostam. Entre esses setores, claro, grande parte da imprensa.

É! Aguardem que 2010 será emocionante!!!

Vejam aqui mais detalhes vindos do Azenha. E aqui, mais uma opinião de um blogueiro do Portal do Nassif.

Entretanto, fiquemos atentos, pois vá saber o que pensou disso tudo o Nelson Jobim e seus ministros dos quartéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário