terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Último (?) Post do PNDH-3

As opiniões sobre o Plano Nacional dos Direitos Humanos continuam a ocupar espaços na internet, nos jornais e na TV. Hoje, com o retorno do Presidente Lula e seu "pito" nos ministros envolvidos, parece que até os jornalões perderam um pouco de "munição". Veja aqui.

Transcrevo abaixo mensagem encaminhada para várias pessoas pelo militante e radialista Claudinho Nascimento, aqui de Salto, que se posiciona como alguém que milita na ainda chamada "igreja progressista". Vale a pena ler:

Mais um pequeno comentário sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos

Só mais um comentário. Vi na íntegra o Plano. Pode ser visto no site da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Faço uma ressalva imensa ao fato do apoio a "Descriminação do aborto", pois nossa luta é pela vida. Só é bom salientar que o texto original dizia descriminação do aborto como liberdade para as mulheres. O texto final colocou apenas"apoiar a lei de descriminação", que também somos contra, mas ficou melhor do que era originalmente.
Temos que lembrar que a discussão foi feita com pessoas de várias crenças religiosas, e infelizmente, com pessoas até sem crença. Mas não podemos negar que a criação foi democrática. Se queremos que nossas lutas sejam consideradas temos que ouvir as lutas de nossos irmãos também. Porém, devemos nos atentar e lutar sempre contra esta lei de descriminação. Podemos ainda negociar,colocar contra proposta, o que ainda não fizemos. Não podemos omitir que milhares de mulheres estão se matando em clínicas clandestinas. Mas é claro, também não podemos aceitar, de forma alguma, que crianças sejam assassinadas ainda no ventre da mãe. Seria uma hipocrisia imensa de nossa parte.Os verdadeiros interessados na desqualificação do documento, para mim, trata-se do Agronegócio, as grandes empresas de comunicação e os militares, que não querem justiça, ou melhor, só querem vantagens para eles.
Para mim o texto é belíssimo. Lembra muito a cartilha da Assembléia Popular. Colocando na balança. Acho que vale a pena apoiar, mesmo com esta ressalva. 99,9% das observações são importantes na nossa caminhada. É como uma pequena conquista das pastorais e movimentos sociais. Gostaria que pensassem nisto, antes de considerar verdade só o que a Globo diz.
Um abraço e sucesso
Claudinho NascimentoAssembléia Popular Salto SP

Além desta opinião, temos em outro extremo um artigo de Cláudio Lembo, conhecido político da direita liberal, que também relativiza toda a polêmica sobre o PNDH-3. Leia aqui.

Poderia ter colocado aqui inúmeros artigos sobre as mais variadas opiniões: desde os mais radicais até os mais à direita. Entretanto acho está mais do que claro que a peça produzida na Conferência Nacional dos Direitos Humanos é mais um avanço que se procura ter nas conquistas sociais brasileiras. E ponto final.

Ah....antes de encerrar não poderia deixar de comentar reportagen do BOM DIA BRASIL de hoje (ou seria JN de ontem? - dúvida cruel) que compara o PNDH 1 com o último, como se fosse possível comparar crianças em diferentes níveis de ensino. O processo educacional existe para que as crianças avancem em seus conhecimentos e vivências. O processo de discussão e construção social também. Processos que retrocedem tem problemas de origem.

Por isso tudo e pela insistência da Globo em espernear contra a "volta da censura" e até já ter encontrado alguém para fazer propaganda contra essa hipótese absurda, é que acho ter terminado essa discussão.

Acho.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário