segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Questão dos Direitos Autorais

Semana passada falei aqui de minha contrariedade com a lei dos direitos autorais vigente. Foi quando comentei a peça MONÓLOGOS DA VAGINA.

Hoje encontrei dois textos do portal CULTURA DIGITAL que, sob a ótica da informática, das redes sociais e das possibilidades infinitas que a internet abre para todos nós, tentam aprofundar a discussão. São textos que falam primeiramente de um manifesto mundial pelo DOMINIO PÚBLICO, onde a essência é a quebra de todas as barreiras ao acesso daquilo que pode estar disponível a todos nós. Evidente que ele tenta traçar um caminho para se chegar a isso. É um texto longo, mas vale a pena ler, aqui.

O segundo texto é sobre um acordo da Google Books que nos leva a pensar em mudanças urgentes em nossas leis de direito autoral. Confira aqui.

Realmente é um debate complexo, profundo e longo. Mas precisa ser encarado para que de uma forma mais rápida e eficaz as leis se ajustem às práticas sociais.

2 comentários:

  1. Tem o CreativeCommons também que é uma tentativa de atualizar o "todos os direitos reservados" para o "alguns direitos reservados", explicitando o que o autor permite fazer com a obra. Vale a pena ver: www.creativecommons.org.br

    ResponderExcluir
  2. Além da sua postagem e do comentário anterior de um leitor "abrirem bem a nossa cabeça", Wilson, o que conta nisso de "Direito Autoral" é a questão da "propriedade" no sentido até de embrutecimento da inteligência das camadas menos favorecidas da sociedade: quanto menos o povo tem acesso ao saber (pois os bens culturais que têm direito autorial muitas vezes são caríssimos) menos têm acesso à transformação; ao diálogo mesmo: menos informação, menos saber (e mais controle e diferença exorbitante social).

    O caso do Direito Autoral é sim complexo - porque mexerá nas estruturas socias de comando/comandados.

    ResponderExcluir