domingo, 26 de dezembro de 2010

Já Não São Mais Invisíveis

Dos Amigos do Presidente Lula

Dois discursos com trechos emocionantes, de duas brasileiras, durante a confraternização de natal dos catadores de recicláveis e da população em situação de rua, com a participação do presidente Lula e da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Maria Lucia Santos Pereira, do Movimento Nacional da População de Rua, mostra toda a politização, quando diz que pela primeira vez o IBGE aloca verbas e faz um trabalho sério para mapear a população em situação de rua no Brasil. Ela explica que a população de rua era "invisível", porque assim não tinha necessidade de fazer políticas públicas para elas, coisa que mudou no governo Lula e continuará mudando no governo Dilma.


Matilde Ramos, do Movimento Nacional de catadores, fala que os catadores, que antes nem tinham consciência de que eram trabalhadores, deixaram de ser tratados como população invisível, e passaram a se organizar em cooperativas e contar com políticas públicas do governo federal para que sejam pagos pelo trabalho que fazem, inclusive em contratos com prefeituras.


DO BLOGUEIRO> Por este post e pelos vídeos dele, tive a oportunidade de pesquisar e ler a Lei Federal 11.445/2007 que faz uma alteração na lei de licitações e dispensa da mesma as cooperativas de catadores na contratação de coleta com os órgãos públicos. Parece que temos uma possibilidade para nossa Cooperativa, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário