segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nosso Presidente

Não sou uma pessoa que gosta de sair em fotografias. Apesar de as vezes não ter como escapar, sempre prefiro estar atrás da máquina fotográfica. Por conta disso, poucas são as que guardo e cada uma delas tem seu significado. Esta que apresento neste post, é do início do ano 1991. Nela estão ao fundo o atual deputado federal, Arlindo Chinaglia, o guarda-costas sempre presente de Lula, e à frente eu e o Presidente Lula que na foto fazia dois anos tinha perdido sua primeira eleição.

Como pode ser percebido, estamos todos molhados: chovia naquele dia. Para os crédulos, pode-se dizer que "os céus choravam". Sim, perfeitamente possível, pois a causa desse encontro era um protesto na vizinha cidade de Itu frente a um assassinato ocorrido por lá no ano anterior: o sindicalista e militante do movimento negro, companheiro SANTANA que fora brutalmente assassinado. O ato era para cobrar das autoridades celeridade nas investigações e prisões. Observem que minha camisa tem uma alusão a isso: CHEGA DE ASSASSINATOS.

O ato não teve muito efeito prático, mas o momento marcou minha vida totalmente. Era novo na militância sindical. Tinha assumido o sindicato no final do ano de 1990. E no início do ano seguinte já estava ao lado de nossa maior liderança: LULA. Daquele momento para hoje várias foram as oportunidades disso acontecer, seja na CUT, seja no PT, seja em São Bernardo, ou mesmo depois de eleito presidente, em Salto quando aqui esteve.

Mas não são os encontros que marcam. Para mim o que marca é a história construída. Hoje, esse homem que está ao meu lado na foto, sai da presidência do país como o presidente mais bem avaliado pela população, como o presidente que soube concretamente fazer um governo de todos, o presidente que recuperou a auto estima do povo brasileiro e mostrou que todos podem crescer neste país. E o que marca ainda mais todo esse tempo é a concretização de um sonho coletivo.

Sim, um sonho coletivo!!! Quando da foto, todos nós que lá estávamos queríamos isso: um país de todos e para todos. Um país onde fosse possível acreditar que as oportunidades são iguais e as alternativas existentes são para todos. Um país onde não é "pecado" ser pobre. Um país onde as políticas públicas privilegiem o pobre e o excluído. Um país onde as regiões sejam vistas como parte do todo e não como peso de partes. Um país onde exista trabalho e renda para todos e não para poucos.

Esse era o sonho coletivo que nos animava a militar naquela época. Esse era o sonho coletivo que nos fez avançar ano após ano nessa direção. Esse era o sonho coletivo que gerou a maior de nossas lideranças: o presidente LULA. Esse É o sonho coletivo que continua nos impulsionando a manter as políticas públicas para todos como fez os dois governos do presidente LULA.

Daqui alguns dias faço 54 anos de vida. Na foto tinha 34. Vinte anos após posso afirmar com todas as letras o que já foi dito inúmeras vezes: um sonho coletivo transforma-se em realidade. A história que vivi e vivo, que presenciei e presencio, que atuei e atuo é a maior demonstração disso.

Que nosso querido presidente tenha essa certeza: você foi a maior demonstração de tudo isso. Você será a maior motivação para que tudo isso perdure. Você é a síntese do sonho coletivo transformado em realidade a partir da construção de uma história.

Obrigado ao LULA e a todos os lulas desse sonho maravilhoso. Provamos que sonhos transformam realidades. É só não sonhar sozinho...

Um comentário:

  1. salve, salve, meu caro "amigo do presidente" (rss..) ter uma foto fragmentando um momento tão prosaico e cotidiano ao lado daquele que viria a ser presidente do país é mais do que uma relíquia... grande abraço, ótimo final de ano e um venturoso 2011.

    ResponderExcluir