quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"Vocês me Ensinaram a Governar"

Do Último Segundo

Presidente e presidenta eleita Dilma Roussef participaram de festa de Natal de moradores de rua em São Paulo

Na celebração de Natal dos catadores de papel e moradores de rua de São Paulo, na Vila Guilherme, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a gratidão e muitos elogios dos presentes, mas acabou invertendo o discurso dos que falaram antes dele. “Em vez de vocês me agradecerem, eu vou agradecer porque vocês me ensinaram a governar este País”, disse. Acompanhado pela presidenta eleita Dilma Roussef , Lula prometeu manter o ritual que se repete há oito anos e comparecer, “se for convidado”, à festa de Natal dos catadores no próximo ano. Dilma também assumiu o mesmo compromisso.



Foto: Futurapress
Presidente se emocionou em festa de Natal do catadores de lixo em São Paulo

A fala do presidente começou com uma oração para o vice José Alencar, internado ontem às pressas por conta de uma hemorragia. Lula contou que foi visitá-lo, junto com Dilma, no hospital. Segundo o presidente, Alencar está lutando para comparecer à posse da presidenta Dilma. “Se depender da energia positiva que temos aqui, ele vai se recuperar muito mais rápido do que espera”, disse após a plateia entoar o pai nosso.

Emocionado em mais uma despedida do cargo de presidente, Lula afirmou ainda que se orgulha de ter tratado os catadores com o mesmo respeito que teve com “todo mundo”. “Vocês entraram no Palácio do Planalto como qualquer empresário”, disse. O fato de a cerimônia de hoje contar com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e do Banco do Brasil (BB) demonstra esse respeito e que o Brasil mudou, segundo Lula. As instituições assinaram convênio com a Itaipu e a Petrobras para a entrega de carrinhos elétricos às cooperativas de catadores de material reciclado.

“Há pouco tempo, ninguém aqui imaginava que estaria sentado junto com dois presidentes – um sainte e uma entrante”, disse.


O presidente também aproveitou a ocasião para cobrar de prefeitos convênios de parceira com cooperativas de catadores de papel e alfinetou o gestor de São Paulo, Gilberto Kassab, que teria assumido tal compromisso sem ter cumprido. “Cuida do pessoal da Granja Julieta com carinho, pelo amor de Deus”, pediu. Para a próxima semana, fez mais uma promessa de fim de governo: uma medida provisória garantindo incentivos fiscais para empregadores que comprarem material reciclado de cooperativas de catadores de papel.

Antes da fala de Lula, Dilma chegou a dançar e cantar um samba criado em sua homenagem e prometeu em seu discurso que continuará trabalhando para melhorar a vida dos catadores, como fez o presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário