sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Memorial Para Vítima da Ditadura

Brasília Confidencial No 403

“Onde estão os desaparecidos, onde estão seus corpos? São perguntas que têm de ser feitas, principalmente para que a sociedade tome consciência da barbaridade que foi perpetrada e crie anticorpos para que isso não se repita”. As perguntas foram feitas nesta quinta-feira pelo ex-militante da luta armada, Cid Benjamin.

A manifestação aconteceu durante homenagem, no Rio de Janeiro, ao também militante Stuart Angel Jones, torturado e assassinado em 1971 pela ditadura militar. Emocionado, o ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação, relembrou a trajetória dos jovens que enfrentaram o autoritarismo, inclusive através de ações armadas. “Estamos celebrando aqui a memória de todos aqueles que lutaram e caíram. Fizemos parte de uma juventude que errou. Os que não lutaram nos cobram os erros, os que lutaram pela metade nos cobram os erros, os que esperaram a ditadura acabar nos cobram os erros. Mas essa juventude maravilhosa não errou em duas coisas: não apoiou a ditadura e não ficou esperando o carnaval chegar para dizer que tinha lutado contra a ditadura”, enfatizou.

A jornalista Hildegard Angel descerrou a placa em homenagem ao irmão Stuart dizendo que o ato se estendia a todos que lutaram, foram presos, torturados e mortos.

Stuart Angel Jones morreu em 14 de maio de 1971, após ser arrastado preso a um jipe da Aeronáutica. Estudante de Economia, ele foi remador do Clube de Regatas Flamengo. Por isso, a sede do clube foi escolhida para homenageá-lo.

No local, foi inaugurado o Memorial Stuart Angel. Na mesma ocasião, o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, avaliou que o país progrediu na área durante os últimos oito anos. “O presidente Lula elevou à categoria de ministério a área de direitos humanos e pouquíssimos países têm este status. Os recursos, ao longo da minha gestão, triplicaram”, exemplificou. “Mas tudo o que se avançou ainda é muito pouco perto do que é preciso avançar”, reconheceu. (Com Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário