sábado, 18 de dezembro de 2010

Turma da Monica no Mercosul

Brasília Confidencial No 409

Mônica, Cascão, Cebolinha e os demais personagens da Turma da Mônica agora estão engajados em uma aventura diferente: vão promover a integração e a amizade entre as crianças do Mercado Comum do Sul (Mercosul). É o que pretende o desenhista Maurício de Souza que, nesta quinta-feira, lançou a revista Amizade sem Fronteiras - Turma da Mônica no Mercosul. O lançamento ocorreu na 40ª cúpula do bloco, em Foz do Iguaçu.

“É uma cartilha com personagens infantis e simpáticos, que falam sorrindo, estendem a mão, abrem os braços para uma confraternização. Penso que é a melhor maneira de iniciarmos um projeto como esse”, disse Mauricio de Sousa. O projeto foi realizado com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores e da Itaipu Binacional.

Três idiomas

Com versões em português, espanhol e guarani -- línguas faladas no Mercosul -- as revistas serão distribuídas nas escolas. “É uma bandeira para o futuro. Se conseguirmos [fazer com] que nossas crianças, a princípio, comecem a falar os idiomas da região, já estaremos montando o grande espetáculo da união das nações e dos povos dos próximos decênios”, comentou o autor.

Para Mauricio de Sousa, o projeto pode incentivar a descoberta, na América Latina, de outros desenhistas. “Minha proposta é estimular o surgimento de artistas e personagens que possam contracenar com a Turma da Mônica em grandes aventuras e que levem mensagens positivas, ecológicas, morais e de valores para as crianças”, afirmou. (Com Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário