sábado, 18 de dezembro de 2010

Menor Desemprego Desde 2002

Brasília Confidencial No 410

A taxa de desemprego em novembro chegou a 5,7%. É o mais baixo percentual registrado desde o início da série histórica em 2002, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo mês, o total de desempregados também caiu ao menor patamar dos últimos oito anos.

Em Foz do Iguaçu, durante a 40ª. Cúpula do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não imaginava “estar vivo para ver uma notícia como essa". “Isso há dez ou 15 anos a gente imaginava que só aconteceria na Austrália, na Alemanha, na França, nos Estados Unidos. E agora está acontecendo aqui pelas bandas do Mercosul e pelas bandas da América Latina. Acho que é um marco importante e uma conquista extraordinária do povo da América do Sul”, disse o presidente.

Mais 795 mil empregos

A queda da taxa de desemprego comparada com aquela de outubro (6,1%) foi de 0,4%. Em relação ao mesmo mês de 2009, ano da crise financeira internacional, a redução foi ainda mais acentuada, de 1,7%. De um mês para o outro, a população desocupada diminuiu 5,9% e fechou o mês de novembro em 1,359 milhão, em números absolutos. Na comparação com novembro de 2009, a redução foi de 20,7%. Em outros termos, 354 mil desempregados a menos.

No mês passado, a população ocupada ficou estável (22,4 milhões) na comparação com o mês imediatamente anterior. Mas em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 3,7% ou 795 mil postos de trabalho.

Pequena queda

O rendimento médio real dos trabalhadores nas seis principais regiões metropolitanas do país teve uma pequena queda (0,8%) em relação a outubro e fechou novembro em R$ 1.516. O valor representa alta de 5,7% frente a novembro do ano passado.

A Pesquisa Mensal do Emprego (PME) avalia a situação do mercado de trabalho nas regiões do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre. (Com Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário