quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mais Nomes Para o Ministério de Dilma

Brasília Confidencial No 402

Há uma semana do prazo final – 15 de dezembro – estipulado pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para definição de todos os ministros, mais 10 nomes foram anunciados, sendo cinco do PMDB, três do PT, um do PR e um sem filiação partidária.

Entre os peemedebistas estão o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), na Previdência Social; o deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA), no Turismo; e o ex-governador Moreira Franco (PMDB-RJ), na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Na Agricultura, Pecuária e Abastecimento, permanecerá o atual ministro Wagner Rossi (PMDB-SP).

Outros ministros do governo Lula que continuam em 2011 são os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), nas Minas e Energia, e Alfredo Nascimento (PR-AM) nos Transportes. O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT-PR), assumirá a pasta das Comunicações.

Três mulheres

Além deles, Dilma confirmou mais três mulheres como ministras: a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) assumirá a Secretaria Especial de Direitos Humanos; a senadora e relatora do Orçamento 2011 Ideli Salvatti (PT-SC) ficou com o ministério da Pesca e Aquicultura; e a jornalista Helena Chagas, ex-diretora de jornalismo da EBC e assessora de imprensa da campanha, chefiará a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Até esta quarta-feira, já haviam sido confirmados no ministério de Dilma 16 titulares. Antonio Palocci (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), José Eduardo Cardozo (Justiça), Miriam Belchior (Planejamento), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e Alexandre Tombini (Banco Central) já haviam sido oficializados.

Jobim anuncia continuidade

Embora não tenha sido oficialmente anunciado ontem, Nelson Jobim declarou que permanecerá ministro. Jobim disse ter aceitado convite de Dilma para continuar na Defesa. “Tem certas coisas que você não pode deixar de aceitar", comentou.

Na reunião que teve com Dilma, Jobim entregou um plano preliminar para os projetos da pasta. "Disse a ela que tínhamos iniciado, na segunda parte da minha gestão, a consolidação, que é a aplicação ao longo de 20 anos do plano de adequação das Forças Armadas". Jobim entraria na “cota pessoal” da presidente, conforme o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP).

Há vários nomes para os ministérios pendentes de decisão. Entre eles, os da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para permanecer no cargo; o do senador Aloizio Mercadante (PT/SP), para assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia; o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel para o Ministério do Desenvolvimento; e o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, para o Ministério de Relações Exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário