terça-feira, 19 de junho de 2012

87 anos

Com uma de suas netas no almoço de aniversário
 Ontem, dia 18 de junho, minha mãe fez 87 anos!!!

Uma data mais do que especial, não só por ser seu aniversário, mas por que temos (eu e meus irmãos) o privilégio de ter nascido dessa mulher - MARIA CASTELLI CAVEDEN.

Neta de italianos, sua infância foi dura, trabalhando desde muito pequena, na roça. A mais velha de cinco irmãos (três vivos hoje), sempre teve no trabalho a sobrevivência. Veio para a cidade quando se casou com meu pai, com quem viveu mais de 50 anos. 

D. Maria
 Para nós, os filhos, sempre foram referência de vida. Mas o que mais admiro nela hoje é seu desprendimento, carinho, alegria, força e uma memória incrível. 

Lembro-me quando fiquei internado na Santa Casa de São Paulo (tinha 13 anos), o sacrifício que era para os dois irem me visitar: só aos domingos, mas todos os domingos estavam lá. Isso foi longo, pois fiquei 13 meses internado. E vê-los naquele lugar era como que entrar no céu.

Diferente de meu pai, ela nunca foi de interferir diretamente nas nossas vidas: sempre apoiou e apoia tudo o que fazemos. Hoje, com seis netos, continua do mesmo jeito: entendendo todos e procurando apoiar todos. 

Muito bem informada, lê bastante, apesar de ter estudado até o terceiro ano do primário somente. É uma pessoa crítica sem ser chata. Enfim, é uma pessoa rara de se encontrar. E como meu pai nunca saiu do anonimato. 

Trabalhou até meus cinco anos de idade, depois passou a se dedicar somente à casa. Criou junto conosco uma irmã não de sangue, mas de afeto e de convivência: Regina. 

Para mim uma referência que permanecerá firme e guiando meus caminhos até eles se acabarem, com certeza. 

Parabéns, D. Maria, mãe querida!!!

Muita alegria junto da família


Um comentário:

  1. Tio, em poucas palavras resumiu este ser tão lindo que tenho como avó e que me ensina em cada palavra.
    Amo e admiro, minha vovó do pipiu... rs

    ResponderExcluir