quarta-feira, 18 de julho de 2012

Minhas propostas iniciais

Abaixo, texto publicado em meu site - www.wilsoncaveden.com.br - onde aponto as propostas iniciais de minha campanha para vereador. Lá também você pode conhecer um pouco mais de minha história.

Confira abaixo as propostas e bandeiras de Wilson Caveden para diversas áreas de atuação em nossa cidade!

EDUCAÇÃO: Nas escolas, os Conselhos precisam ampliar cada vez mais sua atuação, principalmente nas discussões e elaborações pedagógicas, pois não podemos mais conviver com Projetos Pedagógicos que não ouvem a comunidade. Ainda nas escolas, a priorização da Educação Infantil enquanto espaço privilegiado de formação de nossos futuros cidadãos, incentivo aos professores formadores, alternativas para as vagas de creches, acompanhamento refinado da progressão das crianças do primeiro ciclo, ampliação e aperfeiçoamento da avaliação de desempenho.

POLÍTICAS SALARIAIS: E já não é mais possível falar em educação em nossa cidade sem deixar clara a necessidade urgente de revisão nos salários de seus profissionais. Salários específicos, com política salarial exclusiva para os mesmos, visto que a defasagem em relação a outros profissionais é muito grande. Portanto, faz-se necessária uma urgente e imediata política salarial específica para os profissionais da educação. Também para todos os servidores municipais, efetivas políticas de benefícios precisam ser implantadas, como transporte, alimentação, assistência médica específica, dentre outros possíveis.

CULTURA: Na cultura muitas coisas precisam mudar. A imediata criação do Conselho Municipal de Cultura é a maior das prioridades. Junto com ela a democratização do acesso e informações de posse da secretaria é fundamental. Valorizar nossos talentos, ampliar os espaços culturais, elaborar editais para as ações da secretaria, além do aumento de seu orçamento são algumas das outras prioridades nessa área.

GESTÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL: Na Gestão da Prefeitura creio estar outro espaço que posso contribuir muito. Modernização, descentralização, desburocratização são alguns dos objetivos mais imediatos nesse campo. A integração das políticas, eliminando as pequenas prefeituras que se transformam as secretarias, é urgente. A proximidade da administração com a população, a partir de ações específicas nessa direção, como “A Prefeitura nos Bairros”, são ações importantes. Defenderei na Câmara Municipal que a mesma também crie programa semelhante e possa, juntamente com a Prefeitura, estar frente a frente com os moradores das várias regiões da cidade, ouvindo-os e objetivando ações a partir de suas demandas.

POLÍTICAS E PARTICIPAÇÕES POPULARES: Tenho certeza que de participação popular entendo um pouco. Nos sete anos à frente da Secretaria da Educação, não só ampliamos e fizemos atuar conselhos em todas as escolas, como também criamos um espaço de negociação diretamente com os profissionais da educação. Por isso que, como vereador, trabalharei incansavelmente para ver nossa população participar ativamente das questões de sua administração, nos espaços que serão construídos para esse fim. Quero ver brevemente a população definir, junto com o prefeito e toda a administração, os investimentos prioritários a serem efetivados. As preocupações com nossos jovens, com nossas mulheres, nossos idosos, são preocupações que não podem ficar restritas a essa ou aquela política. Muitas vezes, na ânsia de resolver determinados problemas, esquecemos que as soluções serão viáveis quando todos os esforços forem concentrados para elas. Assim, questões como drogas, não são questões somente policiais; questões como a gravidez precoce não são questões somente da saúde; questões da proteção ao idoso não são questões somente de assistência social. Políticas integradas e resolutivas devem ser as respostas. Projetos de lei na Câmara Municipal precisam caminhar nessa direção.

TRÂNSITO: As questões de nosso trânsito precisam, primeiro, deixar de serem vistas sob a ótica política, para serem tratadas sob a ótica técnica. Não podemos mais assistir aos descasos constantes que somos vítimas, no que diz respeito à resolução dos crimes aqui cometidos, por estarmos a mercê de uma organização dividida em três tipos distintos de policias que não conversam entre si. Não podemos mais esperar para modernizar nosso atendimento e nossas linhas de transporte público, para facilitar a vida de quem depende desse meio de locomoção. Por isso, defenderei a implantação da Secretaria da Defesa Social, que agregue segurança, trânsito e transporte em um mesmo espaço, e com direção técnica. A implantação de um gabinete integrado de planejamento e de decisões é urgente. Nesse gabinete, além das autoridades da secretaria municipal, fariam parte as policias civil e militar, a Guarda Civil Municipal e autoridades do poder judiciário, que juntos pensariam ações preventivas nesses segmentos.

MEIO AMBIENTE: Nosso meio ambiente pede socorro. Nossos espaços verdes são cada vez menores e menos cuidados. Nossas nascentes estão cada vez mais sendo reduzidas. O tratamento das margens de nossos rios e córregos inexiste. Não temos uma política de resíduos sólidos para os próximos anos. Sequer temos projetado os espaços onde tais resíduos serão coletados. É urgente a criação da Secretaria do Meio Ambiente, para que tenhamos preocupação e ações voltadas para estes problemas. Inadmissível que a autarquia SAAE fiscalize ela mesma.

SOCIAL: E por fim, é urgente e necessário que se defenda uma inversão de prioridades em nossa cidade. Uma inversão que possibilite mais orçamento para as ações humanas e sociais, em detrimento de orçamentos para obras e estruturas. As obras devem continuar e as estruturas precisam ser melhoradas, mas não podemos priorizá-las diante de problemas tão significativos que temos nas relações humanas e sociais da cidade. Obras sim: espero poder defender a construção de muitas escolas e creches, muitas clínicas de saúde e novos CRAS, muitas canchas esportivas e de lazer, além de novos espaços culturais. Espero ainda, poder defender obras viárias importantes, como a tão sonhada perimetral de nossa cidade, como avenidas que liguem nossos bairros periféricos, desobrigando os mesmos a passarem pelo centro. Espero poder defender investimentos importantes no turismo, para ampliar nossas capacidades de emprego e renda. Mas espero, principalmente, que tudo isso seja precedido de uma política clara e forte de investimento nas pessoas, em sua melhoria de qualidade de vida, em sua participação ativa nos destinos da cidade, em seu acompanhamento cada vez mais refinado da administração de nossa Prefeitura e de nossa Câmara Municipal.


Um comentário:

  1. Tetéia, querido!
    Sua clareza de ideias e, principalmente, sua capacidade de contextualizar fazem de vc uma pessoa fundamental em nossa próxima Câmara municipal. Parabéns! Sucesso!!! Com carinho,
    Jussara

    ResponderExcluir