domingo, 21 de junho de 2009

Desfile de Aniversário

Na manhã deste domingo tivemos em Salto o desfile comemorativo dos 311 anos da nossa cidade. Escolas da cidade, convidados de outras cidades, novas fanfarras e nossa querida Banda Marcial fizeram nossa manhã ser mais bonita.

Enquanto destaque o capricho de todas as escolas em suas apresentações dentro de cada tema proposto. Alguns destaques maiores ficaram por conta do CEMUS I que homenageou os enfermeiros, o Cláudio Ribeiro que fez uma homenagem ao hino de nossa cidade, "Salto Canção" e aos CEMUS V, VI e VIII que homenagearam os 40 anos de nosso biblioteca municipal.

Além disso a alegria de ver a nova fanfarra do CEMUS IX e o retorno da fanfarra da Escola Joseano Costa Pinto, que voltou muito forte e bonita.

E nossa Banda Marcial que com dois anos de vida já mostra que está cada vez mais amadurecendo em suas apresentações. É bonito ver a dedicação e o entusiasmo dos meninos e meninas que a compõem. Muitas alegrias ainda teremos com ela.

Bonito também o gesto da Banda em se apresentar com uma fita preta nos braços em sinal de luto pelo ocorrido com o marido de Josevane (a nossa coordenadora da Banda). Com certeza ele ficou muito feliz com essa singela homenagem.

E meus queridos "companheiros" do movimento sindical (alguns) com suas faixas de protesto e a tentativa de apagar o brilho do espetáculo. Parece que perceberam que não foram bem vindos, quando o maestro da Banda Marcial falava e um deles tentou gritar uma palavra de ordem e foi vergonhosamente vaiado pelos populares que por ali estavam. É .... a democracia tem dessas coisas.

Acho que é importante destacar que a tal manifestação aconteceu na maior tranquilidade. Os manifestantes (acho que uns 20 ou 30) ficaram o tempo todo do desfile em frente ao palanque com suas faixas pedindo uma série de coisas e distribuindo uma carta para a população. Na apresentação da Banda Marcial, acho que um dos manifestantes achou que toda a população ali presente estava concordando com o tal movimento. E deu no que deu. No final eles passaram em frente ao palanque e novamente devem ter sido pegos de surpresa: as autoridades presentes aplaudiram.....e todos fomos para casa.

A maior das minhas tristezas é ver dirigentes sindicais que cresceram comigo no movimento, e agora se deixam levar por duas frentes oposicionistas bastante frágeis: uma de um vereador eleito pela renovação carismática e membro da direção do sindicato dos metalúrgicos e outra de uma educadora que monta uma entidade de assistencia a pessoas com deficiência e que usa a entidade para objetivos estranhos à essa assistência. É uma pena, pois achava que meus companheiros não eram tão suscetíveis a esse tipo de influência.

Mas a manhã foi muito bonita.....

5 comentários:

  1. Alcides Freitas25/6/09 14:57

    Vendo seu comentário citando nossa entidade CADI Brasil de uma maneira indelicada,pois deveria dizer o nome da educadora e da entidade,tenho a lhe dizer :
    Nossa entidade é honesta e visa atender pessoas com deficência,garantindo a eles o que esta na lei e nossa cidade não as cumpre.
    A CADI BRASIL é uma entidade sem fins lucrativos e não está e nunca estara "presa" a grupos de quaisquer segmentos que não defendam os direitos aos deficientes.
    Sendo o senhor tambem um deficiente deveria no minimo dar o BOM EXEMPLO DE CIDADANIA e independente de ser atrelado a politica atual,entender que nossa cidade não tem NADA no que se refere a inclusão de nós deficientes.
    Nossa instituição CADI BRASIL é recente mas viemos para ficar e lutar pelos direitos dos deficientes ,nossa bandeira sera colocar a lei no que concerne a acessibilidade,inclusão social,e dignidade para pessoas com deficiência.
    Lutaremos sem qualquer receio pois todos sabem o descaso que nós deficientes somos tratados nessa cidade pela atual administração.
    Salto só será uma cidade justa quando todos os cidadaos forem tratado com direitos iguais!!
    Alcides Freitas
    Fundador CADI BRASIL-Centro de Apoio a Adversidade e Inclusão.

    ResponderExcluir
  2. O que me admira é primeiro: o sr se considerar uma autoridade - autoridade como a sua - delegada - nao é autoridade. Autoridade vem de autoria e esta o sr nao tem. Segundo, me admira o sr querer ridicularizar um movimento e uma instituiçao que defende pessoas como você: DEFICIENTES. Como secretario de educação, o que o sr fez para desenvolver as eficiencias deles? NADA!!!!!!Fomos a rua, fomos ao Ministerio publico e vamos até o inferno para garantir o direito dos deficientes - nesta cidade. E o sr acha meus objetivos estranhos! Podem ser ao sr que nao reconhece o direito de pessoas iguais a você

    ResponderExcluir
  3. Resposta o Sr. Wilson Caveden

    Caro companheiro, lendo no seu Blog a respeito do Desfile de Aniversário da Cidade, encontrei alguns fatos narrados por Vossa Senhoria. Gostaria de esclarecer os fatos de forma sucinta e clara. Primeiramente, houve um rapaz que foi vaiado pelos que ali estavam, mas não fazia parte de nosso movimento, até porque como visto o movimento estava agrupado e não dispersado, outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de ter escrito ¨companheiros¨ entre aspas, isso como Vossa Senhoria já sabe tem sentido não só duplo, mas também discriminatório entre quem é e quem não é, ao falar em Democracia gostaria de lembrar a vossa Senhoria que graças a Deus vivemos em tal regime. Mas talvez eu tenha menos a agradecer do que Vossa Senhoria, pois a historia demonstra isso pelos vários anos de atividade Sindical onde Vossa Senhoria usou desse direito constitucional para manifestar-se e dizer a respeito dos anseios do povo. Bons tempos aqueles!.

    Talvez tenhamos que reviver o passado para compreender o futuro, e não ficarmos tristes com o fato manifesto que de certa forma demonstra que existem pessoas não suscetíveis, pois não dá para aceitar o desdém daqueles que não administram para o povo, mas sim para uma casta que se julga superior aos demais, falar em cultura é sempre conflitante, pois a cultura com certeza tem que estar embrionada com respeito e igualdade. Não sei se isso te consola, mas não fique triste, pois o que foi feito é o que Vossa Senhoria fazia no passado, até enterro simbólico em porta de Prefeitura já o fez. Ainda falta muito para ser ousado como Vossa Senhoria. O que demonstra que não é motivo para tristeza e sim de alegria, pois o que Vossa Senhoria nos ensinou é para não sermos escravos de amizades e favores e sim comprometidos com a Verdade Real do Povo.

    E sobre as duas frentes referidas por Vossa Senhoria gostaria de dizer o seguinte, que tal afirmação é conflitante, pois o Vereador referido faz sim parte de nossa Direção e jamais colocou o seu ponto de vista Partidário ou Religioso, até porque foi publico o nosso apoio ao Administração atual. Então a acusação é infundada, pois o fato de ser suscetível também deve ser dirigido aos demais Sindicatos da Cidade. Como se explica isso? E sobre a Educadora jamais poderei opinar negativamente sobre tais acusações, mais tenho certeza de algo que ainda falta muito para que possamos atingir o nível desejado de sensibilidade daqueles que o necessitam. Não sei se o meu nível de sensibilidade está ruim, mas acho que nem todos estão aplaudindo o executivo. É simples! Pergunte ao Povo se ele acha bom ter levado garganta abaixo três decretos abusivos e fora da realidade de tal. Pergunte ao povo se acham certo dar aos Secretários poder de Policia? Aliás Secretário não tem essa prerrogativa. Mas como pode acontecer isso? Alias quando o nosso lado perde secretário fica revoltado e magoado, mas quando do outro lado o Secretário exerce poder de Policia ferindo a Constituição ficamos como? Pelo barulho já podemos dar respostas a nós mesmos. Falar da realidade do mundo, da globalização talvez não seja a minha melhor especialidade, deixo isso para os capacitados, somos simples apenas procuramos discutir os problemas que nos fere na Alma, não sou um rapaz arrogante como alguns dizem por ai no Executivo, aliás, é só perguntar ao povo quem sou eu.

    Escrever é fácil, até porque é muito frio e sem argumento, pois apenas demonstra um lado da moeda, o que devemos fazer é irmos ao encontro do Povo seja para convencimento ou engajamento.
    Até mais e uma bela tarde!

    Alexandro Garcia Ribeiro – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos

    ResponderExcluir
  4. Fico triste em ler tal comentário de uma pessoa que sempre admirei pelo seu poder de articulação, porem de forma imparcial sabendo avaliar os dois lados de uma discussão, o que infelizmente não o fez antes de tecer este triste comentário, pois essa pessoa que teria puxado o tal grito de ordem, nem conhecido por nós é, quanto mais participante do nosso ato, ato esse que minuciosamente foi discutido com antecedência de forma a não prejudicar as crianças que nada tem a ver com as nossas discordâncias com a atual administração publica, porem serão com certeza as mais atingidas amanhã, caso seus pais não exerçam o seu papel de direito e de cidadão de reivindicar quando assim achar justo e necessário assim como o dito companheiro o fazia quando respondia por uma categoria, e de testemunho digo que assim como no desfile, nas portas de fabricas muitos ficam indiferentes ao que esta acontecendo mesmo estando diretamente comprometido com o resultado. Também é triste ver que a instituição que o ajudou a chegar onde está, raramente é procurada para discutir os assuntos de interesse social, e após a justa e demorada reação contra a ação de um governo que ajudamos a eleger (porem não o Secretario de Cultura que assim como Merlim que por muito menos foi demitido, também deveria ser) e acaba sendo criticada sem antes ser ouvido os por quês já que podemos dizer que somos companheiros.
    É como bem disse o prefeito estamos em uma democracia, e se lembrarmos da historia vamos ver que só vivemos uma democracia graças a companheiros e companheiras que assim como nós não foram coniventes ou alheios á governos sejam eles ditadores ou simplesmente impopulares. Porem mais triste é ver que a tecnologia nos afasta pois onde antes sentávamos frente a frente para tratarmos de assuntos pertinentes, hoje ficamos escrevendo num espaço virtual palavras que serão lidas por muitos e que portanto poderão causar muito mais danos do que causaria uma boa e antecipada conversa.

    ResponderExcluir
  5. Quando pensei este espaço a intenção sempre foi essa: um espaço onde as pessoas possam trocar idéias. Tanto que os comentários aqui colocados ficarão e não vou contra argumentar, pois acho que cada um de nós tem sua opinião. E respeito cada uma delas.
    Gostaria só de aproveitar a última frase do último comentário para aprofundar minha opinião a respeito dos manifestos:"...poderão causar muito mais danos do que causaria uma boa e antecipada conversa."
    Acho que foi exatamente isso que faltou:antes do manifesto, a conversa.
    Enfim, continuemos na busca de sempre melhorarmos o mundo à nossa volta.

    ResponderExcluir