domingo, 28 de junho de 2009

Golpe Militar em Honduras

Neste domingo, o presidente de Honduras foi "sequestrado" pelas forças militares daquele país, que com isso instala o mais recente golpe militar na América Latina. Fazia muito tempo que essa prática não era utilizada. Parece que os militares sentiram saudades. Só espero que isso não volte a ser comum por aqui.

Confira mais detalhes no blog do Azenha e primeira posição do governo americano.

3 comentários:

  1. Eu andei lendo sobre esse caso, não foi exatamente um golpe a princípio, o presidente estava desafiando a lei.
    Ele queria fazer uma consulta na eleição que a Suprema Corte do país julgou ilegal. A própria Corte mandou os militares confiscarem lá o que ele iria usar pra essa consulta, mas ele usou de seu apoio popular pra pegar de volta o que foi confiscado. Aí a Corte teria ordenado sua prisão, tudo de acordo com a lei do país.

    Claro que os militares assim que tomaram o poder começaram a fazer merda, como censurar a oposição por exemplo. Bem típico.

    Mas quem começou a desobedecer a lei foi o presidente...

    ResponderExcluir
  2. Ah, parece que o presidente também demitiu o general chefão máximo do exército por ter obedecido a Suprema Corte. A Corte disse que ele devia voltar a seu posto e o presidente não permitiu.

    E adivinhe quem tem dedo na história. Hugo Chavez, que foi quem enviou o material para a realização da consulta proibida pela corte de Honduras.

    ResponderExcluir
  3. Ah, o Azenha diz tudo o que eu disse no blog dele... eu devia ter seguido o link antes de postar os comentarios :-P

    ResponderExcluir