sexta-feira, 26 de junho de 2009

Trânsito em Salto

Nesta semana Prof. Erasmo escreveu eu seu blog sobre o trânsito em nossa querida cidade. Aponta em seu comentário vários fatores que contribuem para que tenhamos um trânsito cada dia mais complicado.

O primeiro dado que ele levanta é o número cada vez mais crescente de carros e motos transitando pela cidade. O número já chega próximo a um veículo para cada 2,5 habitantes. Evidente que esse volume acaba contribuindo e muito para o aumento dos problemas. Além disso discorre sobre a concentração da maioria dos veículos em poucas ruas da cidade, sem os motoristas procurarem rotas alternativas, o número de motos que nos últimos dois anos aumentou assustadoramente. Tudo isso porque (e aqui é bom frisar) o brasileiro consome mais. E é claro que todos querem ter o seu carrinho ou a sua motinho. Isso é altamente positivo sob o aspecto da distribuição de renda, mas gera os problemas que vemos todos os dias na cidade.

Acrescentaria aos comentários do Prof. Erasmo mais um item: ainda temos em Salto um número bastante grande de motoristas que dirigem como se tivessemos meia duzia de carros na cidade. Não se otimizam espaços (a fila indiana é uma coisa que desespera), não se avisa o que irá fazer para que todos se preparem para a ação (falta seta, falta conhecer regras básicas como quem atravessa um cruzamento primeiro) e o pior das ações: estaciona-se e abre-se a porta do carro como se não existisse mais ninguém na rua.

Trabalhei por quase dez anos em São Paulo quando dirigente sindical nacional metalúrgico. Diariamente dirigia na capital. O trânsito em São Paulo é infernal, não resta dúvida. Entretanto, regra geral, os motoristas tem mais cuidado justamente porque sabem que a falta dele pode gerar grandes transtornos. Creio que falta em Salto, dentre outras coisas apontadas no artigo do Prof. Erasmo, esse cuidado por parte do motorista: perceber que estamos em uma cidade onde o volume de veículos é grande e por consequência o trânsito fica mais complicado. Numa realidade como essa o cuidado, a atenção e a prevenção ao dirigir são fundamentais.

Confira aqui o artigo do Prof. Erasmo.

Um comentário:

  1. Concordo!
    Sábado, na minha hora de almoço, eu quase fico louca!!! Hehe
    Filha

    ResponderExcluir