sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LULA e o Segundo Turno

Brasília Confidencial No 357

A senadora e ex-presidenciável Marina “talvez queira ficar um pouco neutra”, mas “boa parte” dos votos dela irá para Dilma; o aprofundamento que o segundo turno determina para o debate entre candidatos “é ótimo para o Brasil”; e o principal recado que o eleitorado deu na votação de domingo é o de que quer uma mulher na Presidência da República.

Essas declarações foram feitas ontem, pelo presidente Lula, e se constituíram em sua primeira manifestação pública sobre os resultados do primeiro turno das eleições e as expectativas para o segundo turno.

Os principais trechos da entrevista do presidente são os seguintes:

a) Marina e seus votos

“(...) Compreendo que ela demore a decidir. E talvez ela queira ficar um pouco neutra. Mas os eleitores vão se movimentando. Os eleitores não estão parados. Os eleitores estão andando. Se conheço o tipo de voto que a companheira Marina teve, acho que boa parte destes votos vai para a companheira Dilma”.

b) O segundo turno

“Há um debate de ideias mais frontal entre as pessoas que estão disputando. Isso é ótimo para o Brasil. (...) É uma bênção de Deus que a gente tenha a chance de disputar o segundo turno e possa fazer um debate para que as pessoas compreendam o que cada candidato quer e o que nós queremos que aconteça no Brasil”.

c) O recado do primeiro turno

“67% dos votos do primeiro turno e, em alguns casos, mais de 70%, foram para as mulheres. Significa que o povo brasileiro deu um recado: ‘nós queremos uma mulher na Presidência da República´. Esse foi o recado que o povo deu. O povo optou por votar em mulher. Como agora , na disputa, só tem uma mulher e um homem, eu acho que se subentende que a mjulher possa levar vantagem. Eu estou muito, muito confiante”.

d) O jogo sujo dos adversários

“Sempre há. O que a gente não pode é priorizar o secundário e deixar de trabalhar o prioritário. A Dilma tem programa. A Dilma tem um governo que ela pode orgulhosamente comprovar que fez, nas mais diferentes áreas. Ela tem posição já declarada contra o aborto. Agora, se você tem gente no submundo da política, fazendo aquela política rasteira... Eu sofri muito com isso. As pessoas falavam da minha barba, da estrela do meu partido e que eu ia acabar com as igrejas evangélicas. Eu tenho oito anos de mandato e as pessoas sabem o que eu fiz. Duvido que tenha um pastor que tenha que agradecer a alguém mais do que a mim pela liberdade religiosa.”.

e) A intenção de Serra de lembrar do Governo FHC

“Eu acho ótimo, porque estão valorizando o que eles fizeram no país. Se eles acham que resgatar o Fernando Henrique vai ser bom, acho que tem de fazer. O segundo turno terá possibilidade de fazer o processo de comparação histórica do que aconteceu no período do Lula e do FH para o povo poder comparar e daí poder escolher”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário