domingo, 30 de janeiro de 2011

Egito e a Renúncia do Primeiro Ministro

Do Luis Nassif

Por anarquista sério

Pimeiro minstro renuncia; protestos continuam
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/01/29/primeiro-ministro-egipcio-anuncia-renuncia-do-governo-protestos-continuam.jhtm

Foto 100 de 100 - 29.jan.2011 Soldados egípcios montam guarda em frente do Museu Nacional, na capital 
Cairo, neste sábado. Na sexta, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, afirmou que vai formar um novo governo, mas os protestos continuam no país Khaled Desouk/AFP

O primeiro-ministro egípcio, Ahmed Nazif, anunciou na manhã deste sábado (29) a renúncia do governo em cumprimento a um pedido feito na noite desta sexta-feira (28) pelo presidente Hosni Mubarak, que pretende formar um novo gabinete.

Ontem à noite, Mubarak, que está no poder há 30 anos, surpreendeu a população com um discurso no qual falou sobre diversos temas, menos sobre sua renúncia, exigida pela oposição em protestos violentos que tomam a capital desde terça-feira.

O compromisso firmado por ele de mudar o governo não tirou a população das ruas no início deste sábado. Centenas de egípcios ocupavam o centro da capital Cairo, especialmente a praça Tahrir, que foi tomada pelo Exército depois dos violentos distúrbios desta sexta-feira.

O chefe da Anistia Internacional, Salil Chetty, disse que a decisão de Mubarak de dissolver o gabinete não deve amenizar os protestos e classificou a medida como "uma piada".  "As pessoas estão dizendo com muita clareza que querem uma mudança fundamental, uma mudança constitucional", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário