sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aparelho Multimidea Disponibilizado pelo MEC

A rede municipal de Salto já aderiu ao registro de preços. Teremos os nossos também....

Da SECOM



Cerca de 15 milhões de estudantes serão beneficiados

Até o fim deste semestre, as escolas públicas receberão um equipamento multimídia que auxiliará na dinâmica do aprendizado em sala de aula. O aparelho chamado ProInfo, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, veio para substituir o projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Todos estes equipamentos pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. Pesa pouco mais de quatro quilos e utiliza apenas uma tomada. Não precisa de configuração específica, nem que sejam instalados softwares. Possui sistema wireless, que permite o acesso à internet sem fio e projeta o conteúdo em qualquer parede. O pedido inicial de 20 mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional do MEC, está em fase de produção.  “Com os 20 mil aparelhos que serão distribuídos a escolas públicas neste semestre, beneficiaremos indiretamente 15 milhões de estudantes”, afirma o diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC, José Guilherme Ribeiro. 

Além dos ganhos financeiros e pedagógicos, o principal destaque da inovação tecnológica, segundo o MEC, é o ganho de tempo. “Antes, o professor precisava deslocar os estudantes até um laboratório ou levar TV com vídeo e projetor até a turma, fora o trabalho de conectar cabos e fazer testes”, explica José Guilherme. Com o projetor, espera-se que o professor consiga realizar o seu trabalho dentro do horário pré-definido. A criação do equipamento mobilizou cerca de 20 pesquisadores e 300 escolas públicas. As escolas testaram os aparelhos e sugeriram mudanças.

O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa que hoje é responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.  Os municípios, estados e Distrito Federal podem adquiri-lo com recursos próprios ou de outras fontes por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do Pregão nº 42/ 2010. O registro apresenta preço (válido por um ano) divulgado pela empresa que ganhou o processo licitatório. Inicialmente, a produção mínima é de 20 mil aparelhos, mas o edital prevê a compra de até 80 mil. 

Acesso a material pela internet

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário