sábado, 12 de fevereiro de 2011

Portal Domínio Público Ampliado e Modernizado

Da SECOM

O portal Domínio Público, do Ministério da Educação (MEC), aumenta mensalmente o acervo digital em cerca de três mil obras acadêmicas, desde agosto de 2010. Em janeiro deste ano foram cadastradas 3.471 obras. Existem hoje 187.533 obras cadastradas em formato de textos, imagens, sons e vídeos. O Domínio Público foi criado em 2004, com acervo inicial de 500 obras, para promover o acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas. No período de férias escolares o portal recebe 500 mil visitas e dobra a quantidade de acessos durante o período letivo. 

De todo esse material, os mais procurados são os textos, que já tiveram quase 24 milhões de downloads. A Divina Comédia, de Dante Alighieri, poemas de Fernando Pessoa e clássicos de William Shakespeare e Machado de Assis estão entre os mais acessados. Entre as 11.906 imagens no acervo, as famosas pinturas de Leonardo da Vinci, como a Adoração dos Magos, A Última Ceia e La Gioconda lideram a lista das mais procuradas.

Uma nova versão do portal entra no ar ainda neste semestre. O Domínio Público migra para a web 2.0, o que tornará o acesso mais rápido e fácil. Uma rede social educacional, com fórum de discussões de obras, também deve ser inserida na nova versão. Todo o material que consta no portal está em domínio público ou conta com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais. 

Acesse o Portal Domínio Público no endereço eletrônico  www.dominiopublico.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário